Cotidiano

Programa Invest Cidades busca promover Desenvolvimento com atração de recursos

O programa oferece um roteiro para estruturação de um plano de atração de investimento focado nas oportunidades locais, onde os próprios municípios mostram suas qualidades e vantagens, priorizando vocações regionais ou setores que desejam desenvolver

Vista do Edifício Copan, região central
Vista do Edifício Copan, região central

 

 

Marechal C. Rondon – Representantes de administrações municipais de oito municípios da região lindeira ao Lago de Itaipu, no Oeste do Estado, participaram ontem (22) do treinamento do Programa Invest Cidades. A ação aconteceu no município de Marechal Cândido Rondon.

O programa oferece um roteiro para estruturação de um plano de atração de investimento focado nas oportunidades locais, onde os próprios municípios mostram suas qualidades e vantagens, priorizando vocações regionais ou setores que desejam desenvolver.

Para o diretor de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná, Gustavo Cejas, a estratégia é que os municípios elenquem seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, no intuito de conhecer seus potenciais e, a partir disso, buscar investimentos. “A Invest pode fazer o meio de campo entre o setor privado e auxiliar na construção estratégica de organização das informações de forma assertiva com a sociedade”, explicou.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, lembra o papel da agência no Estado. “A Invest Paraná cada vez mais tem o papel de ser a vitrine do Estado em busca de novos investimentos, dentro e fora dele”, destacou.

O trabalho interno é a busca de novos locais e oportunidades para os paranaenses que já possuem investimentos e procuram sua expansão. Já a atuação fora do Estado é a busca por novos investimentos, onde os pleitos dos empresários são alinhados com a infraestrutura que o Paraná possui para abrigá-los. Uma das vocações evidenciadas na região Oeste é o turismo náutico.

 

CAPACITAÇÃO

Participaram da capacitação no Oeste do Estado representantes dos municípios de Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Guaíra. A iniciativa integra o Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR). O encontro foi resultado da parceria do Governo do Estado, através da Invest Paraná, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

 

INVEST CIDADES

O diretor Gustavo Cejas destaca que a principal atuação neste programa parte dos municípios, disponibilizando informações que aumentem a visibilidade das cidades e suas potencialidades, e reduzindo o tempo de resposta e atuando com agilidade e exatidão nas informações.

O assessoramento da Invest Paraná ocorre nos trâmites governamentais, na organização das oportunidades, na conexão entre os investidores e oportunidades locais e na orientação em todas as etapas do processo.