Cotidiano

Programa em parceria ensina crianças a se portar no trânsito

O programa instrui crianças a agir de forma correta no trânsito como pedestres e como futuros condutores.

Toledo – Educar para a segurança no trânsito. Esse é o objetivo dos agentes da Guarda Municipal de Toledo com o programa Educa Trânsito. Os instrutores orientam as crianças a agir de forma correta nas ruas de Toledo, tanto como pedestres como condutores.

A secretária de Educação, Janice Salvador, participou na terça-feira (18) de uma reunião com os agentes da Guarda Municipal de Toledo. O encontro foi realizado na Secretaria de Segurança e Trânsito e contou com a presença de diversos agentes e do secretário da pasta, João Crespão.

De acordo com o secretário, a interação entre a educação e os agentes é uma semente que vai gerar muitos frutos. “A nossa intenção, desde o começo, era conhecer o programa e dar continuidade, protegendo as crianças no trânsito. Se a gente obtiver um resultado positivo agora, teremos condutores mais responsáveis no futuro. A nossa responsabilidade é instruir as nossas crianças para ter um futuro melhor para todos”, explicou Crespão.

O programa procura inserir as crianças no cotidiano do trânsito e ensinar o correto, do trajeto de casa para escola e vice-versa, os sinais de trânsito, o respeito com as demais pessoas. De acordo com o coordenador do programa, agente Edvaldo Torres Júnior, o Educa Trânsito será dividido em três momentos. “O primeiro consiste em palestras para crianças. No segundo momento são realizadas práticas no trânsito com as crianças e em um terceiro momento será ampliado o tempo de duração das palestras. Isso está previsto para 2018”, pontuou o agente.

Educação

 “O trânsito é uma temática que está muito presente em nosso dia-a-dia, nas escolas, em debates realizados com as crianças. Existe uma preocupação permanente em orientar o comportamento delas no trânsito, ao chegar e sair da escola. Se temos a oportunidade, próximo às escolas, de termos pessoas com formação na área técnica, conhecedoras da realidade do trânsito, da questão educativa que envolve, trazendo as experiências e conhecimento às crianças, isso precisa ser valorizado”, enalteceu Janice.

O trabalho desenvolvido pelos agentes nas escolas começou a ser realizado em 2015 e trouxe muitos resultados positivos. “É uma parceria muito significativa que tende muito a contribuir no processo educativo da formação das crianças. A educação sozinha não dá conta da complexidade do que envolve a vida em sociedade, são parcerias como estas que nos dão condições de cuidar de uma forma mais completa das crianças, preparando-as de maneira mais pontual para viver em sociedade de maneira conectada com as necessidades atuais”, reforçou a secretária.

“O trânsito nos preocupa de forma muito significativa. São as mortes, imprudências que vemos as pessoas cometendo todos os dias. As crianças estão sempre antenadas e percebem quando as coisas acontecem, é por elas que precisamos começar para educar com efetividade essa geração e as próximas. Com a Guarda Municipal dentro das escolas, orientando, nós vamos combatendo a adoção de modelos inadequados”,  acrescentou Janice.

O programa trabalha com a conscientização de crianças visando um futuro melhor. “Nós da Guarda Municipal realizamos mais trabalhos de prevenção do que de punição. Mais da metade dos guardas trabalha com a segurança dos prédios públicos, por exemplo”, explicou Torres.

A atuação dos agentes pode ser vista em todo o município. “É importante produzir uma imagem positiva da GM. A comunidade têm a ideia de punição, que os agentes vão entrar em ação apenas quando acontece alguma coisa. Entretanto, o objetivo da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e do programa Educa Trânsito é a prevenção”, finalizou Torres.