Cotidiano

Programa de internet pública é reativado no distrito de Marajó

População da região volta a conectar seus notebooks e smartphones

Nova Aurora – Depois da queda da torre de distribuição do programa Nova Aurora Digital durante uma tempestade e um período de espera dos moradores do distrito de Marajó, a internet pública acaba de ser reativada. Com isso, a população da região volta a conectar seus notebooks e smartphones.

Para a realização desse projeto, a administração solicitou a coordenação da igreja bem como ao padre Milton que prontamente autorizou a utilização do superposte existente na praça defronte à capela para que fosse afixado o equipamento da recepção e distribuição de internet para a localidade.

Utilizando equipamento de alta tecnologia capaz de captar o sinal enviado da torre principal ao lado da Sanepar em Nova Aurora diretamente até o superposte no distrito, a 20 quilômetros, agora é possível redistribuir o sinal. Foi solicitado um padrão de energia independente para que o mesmo não sofra interrupções por desligamentos.

Economia

Economia de R$ 20 mil foi conseguida na ativação pelo motivo de não ter sido realizada a construção de uma nova torre, uma vez que foi utilizado o superposte, além de garantir mais segurança ao serviço, já que ele é de concreto. O diretor do Departamento de Informática e responsável pelo Programa Nova Aurora Digital, Reginaldo Rodrigues, diz que é importante continuar atendendo a comunidade com um sinal de internet de qualidade e gratuito.

Segundo o prefeito José Aparecido de Paula e Souza, o Pecinha, a instalação da torre é compromisso que a administração assumiu na época em que ela foi danificada pelas fortes tempestades na região.

“Nesse momento, foi possível a reativação da mesma e estamos felizes”. Nos próximos dias estará regularizado o sinal de internet nas comunidades de Palmital e Alto Alegre, atendendo praticamente toda a população local com internet gratuita, diz Pecinha.