Cotidiano

Programa da Fundação Roberto Marinho ganha prêmio da ONU

Encontro Inicial.JPGRIO ? O programa Geração Movimento é um dos vencedores do Prêmio Mais Movimento, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil. A premiação chancela iniciativas inovadoras que promovam a prática regular da atividade física, em todas as faixas etárias. O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira, dia 2, em cerimônia no Museu de Arte do Rio (MAR).

O Geração Movimento realiza a formação de professores das redes públicas municipais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º e/ou do 6º ao 9º ano), com o objetivo de adotar a cultura corporal e a atividade física como ferramentas de aprendizagem. Professores de todas as disciplinas participam.

Fruto de uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Coca-Cola Brasil, o programa foi implementado em Joinville (Santa Catarina) e Sumaré (São Paulo), em 2015 e 2016, em conjunto com as secretarias municipais de Educação.

Durante o período de formação dos professores, diversas atividades foram feitas por eles e replicadas em suas turmas, dentro de sala de aula. Uma das estratégias do programa é resgatar brincadeiras tradicionais, como jogar peteca e pular elástico.

Joinville 2.JPGA metodologia adotada no programa combina três vivências: as atividades dos professores em grupo nas escolas; a troca de experiências dos educadores em uma rede social exclusiva; e um ambiente virtual no qual eles acessam atividades e interagem com os orientadores.

? O programa amplia a responsabilidade na promoção da vida ativa para além do professor de Educação Física, ao propor atividades para educadores de todas as formações e disciplinas. Assim, ao mesmo tempo em que adota uma abordagem interdisciplinar, faz com que diversos professores reconheçam e contribuam para a valorização da Educação Física na escola ? analisa a gerente geral de Educação Profissional da Fundação Roberto Marinho, Aparecida Lacerda.

ATUALIDADES DISCUTIDAS POR MEIO DA CULTURA CORPORAL

No programa, são trabalhados temas como inclusão e gênero, sempre mantendo o protagonismo das práticas corporais ? compreendidas não somente como a prática de esportes, mas também como brincadeiras e jogos, danças, lutas, atividades de aventura e as de ginástica. As práticas corporais são abordadas em três dimensões: ?saber sobre?, ?saber fazer? e ?saber apreciar?.

? É uma abordagem inovadora porque pensa a promoção do movimento em uma perspectiva ampla, para além da oferta de modalidades esportivas no contraturno escolar. Não é um programa feito para ou na escola, mas com a escola ? destaca Aparecida.

Será disponibilizada na internet uma versão reduzida do material utilizado pelo programa para que instituições de terceiro setor que quzerem experimentá-lo possam ter acesso.

? O Geração Movimento tem um imenso potencial de sustentabilidade por seu caráter reflexivo e por incentivar a autonomia e colaboração entre os participantes. Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento e principalmente pelos resultados alcançados, que só foram possíveis pela contribuição e trabalho conjunto de vários atores como as secretarias de Educação, a Fundação Roberto Marinho, educadores, gestores escolares, equipe de monitoramento ? afirma Pedro Massa, diretor executivo do Instituto Coca-Cola Brasil e diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.

No Prêmio Mais Movimento, são laureadas três iniciativas e uma reportagem na categoria especial para jornalistas. Os projetos são avaliados quanto à sua inovação e originalidade, ao impacto social e trabalho em rede, com potencial de aplicabilidade em novos contextos e de transformação social em escala.