Cotidiano

Programa Brasil Mais tem 125 vagas disponíveis para o Oeste do Paraná

Na região oeste paranaense, são ofertadas 125 vagas

Programa Brasil Mais tem 125 vagas disponíveis para o Oeste do Paraná

 

Cascavel – Reduzir custos, aumentar produtividade e, também, o faturamento. Essas foram apenas algumas das conquistas que o empreendedor Ronaldo Reis da Cruz, de Cascavel, obteve por meio do Programa Brasil Mais. Especialista em gestão de pessoas, o empresário percebeu que poderia melhorar a estrutura de gestão financeira do negócio. “Decidi participar com objetivo de ter visão de um profissional externo sobre o andamento da minha empresa e, também, para melhorar a organização e resultados, em especial nas esferas financeira e administrativa”, relembra Ronaldo.

A partir disso, ele aceitou e foram cerca de 3 meses de trabalhos, divididos entre consultorias individuais, cursos e workshops, acompanhamento de rotina e reuniões para definição de planejamentos e análise de resultados. Ao final, segundo ele, a participação rendeu bons frutos.  “Passei a utilizar indicadores de desempenho para monitorar o desenvolvimento financeiro da empresa e realizei a implantação de um sistema. Fizemos melhorias no gerenciamento financeiro, controle de entradas e saídas, provisão financeira, elaboração de orçamento, fluxo de caixa e delimitamos o custo de cada serviço”, detalha.

Como resultado, mais de 18% de aumento no faturamento; 80% de aumento na produtividade e quase 7% de redução real nos custos totais da empresa. “Recomendo [o Programa] pelo acompanhamento e insights gerados, pela oportunidade em fazer networking com demais empresários e participar de formações paralelas com cursos, inclusive gratuitos. Depois do cronograma concluído, ainda temos possibilidade de continuar com o processo de desenvolvimento da empresa pelas ferramentas que o Sebrae oferece. Foi um Programa decisivo para o crescimento do meu negócio”, enfatiza Ronaldo.

 

Inscrições abertas

E para os empresários que querem obter resultados tão bons quanto os de Ronaldo, uma nova oportunidade já está à disposição. Estão abertas as inscrições para o novo ciclo do Programa. Para garantir, basta acessar o site (https://forms.gle/D6wEtpRPctHLthew9). Lá, o empreendedor preenche um formulário e na sequência, receberá o contato de algum representante do Sebrae. Após a seleção, é iniciada uma série com oito encontros com os Agentes Locais de Inovação, distribuídos entre os meses de março e julho.

A nova fase tem início em março e conta com 20 mil vagas. Segundo a consultora do Sebrae Paraná, Ana Rizzi, negócios de qualquer segmento podem participar. “Durante todo o percurso, o participante é conduzido a inovar, sempre buscando maior faturamento ou redução de custos a partir da aplicação de ferramentas de auto avaliação e conteúdos específicos com workshops e capacitações. É uma oportunidade que não pode ser desperdiçada, por isso, reforçamos que os interessados devem garantir a inscrição o quanto antes”, explica a consultora.

Na região oeste paranaense, são ofertadas 125 vagas.

 

Cronograma

Inicialmente, é feito um atendimento personalizado, que faz um raio-X da situação do empreendimento para avaliar a realidade do negócio, chegando a um diagnóstico. Identificados os principais gargalos, o empreendedor traça, com o apoio do agente, um plano de ação para solucionar os problemas. Depois, são ofertadas capacitações, consultorias e acompanhamento técnico para auxiliar no aprendizado das melhores práticas produtivas e gerenciais, além do encaminhamento para consultorias especializadas e gratuitas do Sebrae.

Segundo dados do Sebrae, empresas que participaram do programa conquistaram, entre abril e setembro de 2021, um aumento médio de 43% na sua produtividade e 26% a mais no seu faturamento. Desde o início das atividades do Brasil Mais, em novembro de 2020, mais de 70 mil empresas foram atendidas.

Totalmente gratuito, o Programa é uma iniciativa do Sebrae, Ministério da Economia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e oferece a possibilidade uma jornada de inovação, produtividade e competitividade por até quatro meses, com acompanhamento de Agentes Locais de Inovação.

 

 

Foto: Divulgação