Cotidiano

Programa aposta na educação do cérebro para emagrecimento

INFOCHPDPICT000059350127

NITERÓI ? Com dados cada vez mais alarmantes sobre a obesidade na população brasileira, a busca pelo emagrecimento deixou de ser apenas uma questão estética. De acordo com a Vigitel 2014 (última pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde), o excesso de peso atinge 52,2% da população brasileira, sendo maior entre homens (60,8%) do que entre mulheres (45,4%). Pensando em quem tem compulsão alimentar e enfrenta dificuldades para emagrecer, o psicólogo Roberto Garcia Júnior criou, em 2014, o programa Mente em Forma.

? As pessoas têm as informações sobre como emagrecer, mas não conseguem colocá-las em prática. O peso ideal começa pela mente. O Mente em Forma é um programa de atendimento psicológico para pessoas que desejam alcançar o seu peso ideal, mas enfrentam dificuldades com as dietas. O objetivo é fortalecer a mente, educar os pensamentos e treinar o cérebro para pensar de forma permanentemente saudável ? explica.

O atendimento pode ser individual, em grupo ou até on-line. De acordo com o especialista, que tem consultórios em Icaraí, no Centro e no Rio, o tratamento utiliza técnicas da Teoria Cognitiva Comportamental (TCC) ? linha de psicoterapia que envolve um conjunto de técnicas terapêuticas com a finalidade de mudar padrões de pensamento.

O psicólogo conta que a motivação para o Mente em Forma surgiu de sua trajetória pessoal:

? A primeira vez que corri foi na Praia de Icaraí. Em três minutos, meu coração bateu tão forte que minha vista escureceu, e eu não consegui mais correr. Eu me senti fracassado. Não conseguia fazer nada, e hoje trago essa mensagem de superação: cheguei a quase cem quilos aos 21 anos.

No Instagram, Roberto Garcia Júnior (encontrado como ?menteemforma?) tem mais de 40 mil seguidores.