Cotidiano

Profissionais listam benefícios e cuidados com a prática de esportes

2016 916494170-201606150914482773.jpg_20160615.jpgRIO ? Como se gastava energia nas brincadeiras de antigamente. O maior trabalho dos pais era controlar o horário dos filhos, aptos a passar horas a fio brincando de amarelinha, esconde-esconde, pique bandeira ou queimado. Hoje, fazer com que os pequenos mantenham o corpo em movimento ? e não somente os dedinhos em seus magnéticos dispositivos virtuais ? tem sido tarefa árdua para muitos.

Se encaminhá-los ao futebol, à natação ou ao balé, iniciações esportivas mais habituais, não for suficiente para afastá-los do sedentarismo, a gama de esportes oferecida nas escolinhas de clubes como o Flamengo, o Botafogo e o Fluminense surgem como uma mão na roda. É possível encontrar, nesses locais, boa parte dos 42 esportes listados na tabela da Olimpíada deste ano, chamariz que vem se refletindo no aumento de alunos inscritos nos últimos meses. E vale experimentar vários até achar o ideal. Quem começa cedo e toma os devidos cuidados ganha benefícios para toda a vida, garantem especialistas. Alguns sonham mais alto e trabalham duro para chegar ao seleto e desafiador grupo dos atletas de ponta.

Médicos e treinadores alertam que mais importante que a escolha da modalidade é determinar a dose correta da prática. Para aproveitar qualquer esporte sem risco à saúde deve-se estar atento à sua adequação à idade do atleta. Até os 8 anos, recomenda-se que os jogos sejam mais simples, com fins recreativos e conceituais.

? As atividades físicas devem ser estimuladas desde os primeiros meses de vida, pois contribuem em muito para o desenvolvimento social, cerebral e para a coordenação motora. A partir dos 6 meses, a natação já pode ser iniciada, permitindo melhor adaptação com a água, evitando o medo de nadar e evitando comorbidades ortopédicas e respiratórias ? diz Sérgio Maurício, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Já as competições devem ficar para mais tarde:

? É fundamental que, até os 12 anos, não seja estimulada a competição. A cobrança extrema pode causar danos psicológicos de difícil tratamento no futuro. Atendo pacientes que tiveram grande exigência na infância, muitas vezes por pais que tinham o sonho do esporte em questão, e hoje possuem aversão a qualquer tipo de atividade física ? diz Maurício.

2016 916494301-201606150916172777.jpg_20160615.jpgO médico explica que atividades que exigem contato repetido com o solo, como a ginástica, o atletismo, o vôlei e o basquete, também devem ser incluídos de forma gradual no dia a dia das crianças.

? De forma lúdica, as aulas devem ser de curta duração, duas vezes na semana. O objetivo é estimular o desenvolvimento motor e cognitivo, usando os circuitos com exercícios de equilíbrio, saltos e rolamentos, com brincadeiras no fim das aulas. Após os 4 anos, a duração e a frequência semanal podem aumentar progressivamente ? explica.

Engana-se quem pensa que a atividade física molda o biotipo do atleta. Assim como o ortopedista Sérgio Maurício, o médico Luis Fernando Correia afirma que há um mito no pensamento de que o ginasta é baixo porque faz ginástica ou que o jogador de basquete é alto porque treina o esporte.

? Isso é algo que as mães precisam saber. Não é a modalidade que cria um determinado shape no atleta. É o shape que se adapta à seleção natural de cada modalidade. Por exemplo, se a criança faz ginástica e cresce muito, naturalmente, ela não ficará na modalidade ? explica o profissional, que já foi responsável pela saúde da seleção brasileira de saltos ornamentais; chefiou a equipe médica nos Jogos da Língua Portuguesa; dirigiu a policlínica da Vila do Pan; acompanhou a delegação brasileira às Olimpíadas de Pequim; e foi coordenador-médico geral da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

A natação e o nado sincronizado seguem no topo da lista das modalidades que apresentam menor impacto nas articulações, desde que feitos com carga de treino adequada. A primeira é a mais recomendada por médicos àqueles que desejam iniciar uma prática esportiva, especialmente crianças e adolescentes com o corpo ainda em formação.

? A natação é uma atividade aeróbica que movimenta todos os membros do corpo e não causa impacto nas articulações, como a maioria das outras modalidades ? explica o ortopedista José Luiz Runco.

De acordo com Correia, não há contraindicação:

? É um esporte ótimo para quem está acima do peso, além de trabalhar a condição cardiorrespiratória, sendo indicada para o tratamento de doenças respiratórias.

2016 916492672-201606150911262766.jpg_20160615.jpgAlém da natação, o remo é recomendado como outra modalidade amiga das articulações e trabalha vários grupos musculares; assim como o atletismo, que, apesar de causar impacto, é praticado com movimentos naturais e serve de base para a maioria dos esportes.

Runco trabalhou com a seleção brasileira de futebol por 16 anos, período no qual cuidou de atletas como Romário, Kaká e Ronaldo Fenômeno. Agora ele se dedica a clínicas na Barra e em Ipanema. O ortopedista explica que, em qualquer idade, antes de começar a praticar uma modalidade esportiva, é preciso fazer um avaliação médica.

? A pessoa não pode ficar parada a semana inteira e jogar dez partidas de futebol num fim de semana, por exemplo. A prática de esporte deve ser regular e constante para evitar lesões e complicações cardíacas ? alerta.

É consenso entre especialistas que o esporte de alto rendimento, praticado em competições de alto nível como campeonatos mundiais e Olimpíada, não representa, necessariamente, ganho de saúde. O atleta de alto rendimento pode desenvolver lesões por impacto repetitivo, como tendinite, lesões musculares e fraturas, segundo Sérgio Maurício:

? Na ginástica olímpica, por exemplo, quando não são respeitados os limites de descanso da criança, pode ocorrer a deformação da última vértebra lombar, doença chamada de espondilólise, em consequência da alta sobrecarga na coluna. Na maioria dos casos, a deformidade passa despercebida, mas pode ser causa de dor lombar na infância e na fase adulta, e até mesmo motivo para cirurgia nos casos mais graves.

O treino pesado, acrescenta Runco, tem causado um grande número de lesões em crianças, principalmente no futebol, com torções de joelhos e tornozelos.

? Eu não vou sair por aí dizendo que uma criança não pode jogar futebol, mas a meninada está participando de campeonatos cada vez mais cedo e já sofre uma pressão. Com isso, observamos um aumento de lesões que não existiam, como no ligamento cruzado anterior. Isso, inclusive, é tema em congressos nacionais e internacionais ? frisa.

Já Correia é taxativo:

? Esporte de alto rendimento não é sinônimo de saúde. São atividades estressantes com alto índice de lesões. O atleta paga um preço muito alto no fim da carreira.

2016 916495613-201606150925172781.jpg_20160615.jpgO professor Rogério Melo, que tem doutorado em Educação Física e Cultura e publicou o livro ?Esportes e jogos alternativos?, diz que não existe uma idade perfeita para a iniciação ao esporte, mas sim atividades adequadas para cada idade.

Melo entende que a escola é o melhor lugar para a criança começar a praticar, pois ela já está inserida num ambiente de aprendizagem.

? O esporte na escola precisa ter um viés diferente daquele que forma atleta. É importante aumentar o acervo motor da criança, com foco na saúde, principalmente agora, que as crianças já não brincam tanto na rua ? analisa.

Fora do ambiente escolar, em escolinhas especializadas, Melo entende que a iniciação esportiva pode ser mais precoce, desde que respeitadas as vontades e os limites das crianças.

CINCO MODALIDADES EM UMA AULA

No reduto rubro-negro, a ginástica artística que já consagrou atletas como Jade Barbosa recebe alunas a partir de 2 anos e meio. Mas o carro-chefe da casa, precedido da ginástica artística, é a natação, de acordo com João Paulo Pântano, supervisor das escolas de esportes, que recebem, atualmente, cerca de três mil alunos, sendo 1.200 somente na modalidade aquática. A partir dos 6 meses, os pequenos já podem se aventurar na água e usufruir dos benefícios da prática.

Para atender à demanda crescente, o Flamengo lançou, no mês passado, a Escola Básica de Esportes para crianças de 6 a 8 anos, num circuito de tirar o fôlego para aguçar o interesse dos pequenos: eles passam por cinco modalidades ? tênis, vôlei, basquete, futsal e natação ? numa única aula, de uma hora e meia, dividida entre quadra e piscina.

? Hoje em dia, a criançada em geral chega sem ter iniciação esportiva nem em coisas básicas ao ar livre, como correr ou brincar de pega-pega. Às vezes, numa primeira aula, o professor pede para um aluno bater uma bola e ele não consegue. O novo curso tem como objetivo melhorar a parte de coordenação da criança e ativar essa iniciação esportiva em todas essas modalidades. Como temos muitas opções, elas logo se inserem nesse universo ? diz o supervisor.

Destaque do Clube de Regatas do Flamengo, Daniel Lorio, o Danielzinho, iniciou no local aos 6 anos e experimentou ginástica, futebol e basquete até eleger este último como sua paixão e profissão.

? Eu sempre tive o sonho de me tornar um atleta de alto rendimento. Amo esportes e sabia que se eu me dedicasse em qualquer um conseguiria alcançar meu objetivo. Tem que ter muita dedicação: no treino, na alimentação, no corpo. E não é fácil. São muitas dores e incertezas, mas quando vemos tudo dando certo, a satisfação é enorme ? diz o atleta, que é campeão mundial da Liga das Américas; tricampeão brasileiro; tetracampeão estadual, campeão estadual juvenil; e bicampeão sub22.

ESPORTES AQUÁTICOS EM ALTA

No Clube de Regatas do Botafogo, há cerca de 500 alunos só nas turmas de polo aquático, natação, basquete e vôlei, comandadas pelo diretor geral de esportes Glaucio Cruz. Ele conta que, este ano, houve um aumento de inscrições principalmente nas duas últimas modalidades, assim como no remo. Já a natação, sempre muito procurada, manteve sua taxa de audiência. No total, o clube tem hoje 1.845 alunos nas várias escolinhas que mantém.

A idade ideal para começar, segundo ele, é entre 8 e 11 anos.

? Nesta faixa etária, a criança já começa a ter uma melhor coordenação motora. Tem gente que começa tarde e até se torna um atleta de alto rendimento, mas o ideal é desenvolver desde cedo todas as habilidades e conhecimentos de cada esporte. Quando o aluno está preparado, se for um atleta com potencial, entra para as equipes pré-mirim, infantil ou juvenil. Mas o esporte de alto rendimento não é para qualquer um: tem carreira curta, o nível de cobrança é altíssimo, não necessariamente oferecerá um salário elevado e a dedicação deve ser total ? frisa Cruz.

Ele próprio foi atleta do Clube durante dez anos, a partir dos 9, no basquete e no judô. Hoje, aos 45, ainda pratica esportes.

? Na época em que eu comecei era diferente. Hoje há muita preocupação dos pais em relação ao sedentarismo dos filhos. Eu tenho a mesma preocupação com a minha, que tem 3 anos. Ela já faz balé e capoeira ? conta.

2016 916497289-201606150931312800.jpg_20160615.jpgEsportes aquáticos também são tradição no Fluminense, cujos atletas vêm se destacando em diversos campeonatos. Frederico Castro é o gestor da área de esportes olímpicos, que tem a natação, o polo aquático e os saltos ornamentais entre as modalidades mais procuradas. Sete de seus atletas participarão dos Jogos do Rio: cinco nos saltos ornamentais e dois no nado sincronizado.

? A natação é a base para todos os esportes aquáticos. Quando bebê, o trabalho é mais de ambientação e respiração; a partir dos 4 anos, o aluno começa numa escolinha ? diz Castro.

Além de saltos ornamentais, oferecida em pouquíssimos locais, o curso de tiro é um diferencial do clube, frisa o gestor.

ONDE PRATICAR NA ZONA SUL?

Botafogo

General Severiano. Avenida Venceslau Brás 72, Botafogo. Tel.: 2546-1950; Mourisco Mar. Avenida Repórter Nestor Moreira s/nº, Botafogo. Tel.: 2295-3247; Sacopã, Lagoa. Avenida Epitácio Pessoa 1.561, Lagoa. Tel.: 2226-6672. Oferece: remo, natação, polo aquático, basquete, vôlei, futsal e esportes de praia.

Flamengo

Avenida Borges de Medeiros 997, Lagoa. Oferece ginástica artística, vôlei, basquete, futsal, judô, natação, tênis, futebol e remo. Tel.: 2159-0100.

Fluminense

Rua Álvaro Chaves 41, Laranjeiras. Oferece vôlei, baquete, natação, nado sincronizado, futsal, saltos ornamentais, tênis de mesa, tênis de quadra, ginástica artística, judô, polo aquático, patinação e tiro esportivo. Tel.: 3179-7433.

Vasco

Sede náutica: Rua General Tasso Fragoso 65, Lagoa. Oferece remo. Tel.: 3197-6909.