Cotidiano

Profissionais de saúde: 7 mil infectados e 56 mortes por covid-19

A categoria que mais registrou casos foi a enfermagem: 3.080 profissionais

Profissionais de saúde: 7 mil infectados e 56 mortes por covid-19

O número de trabalhadores da saúde, especialmente os que atuam na linha de frente do combate à pandemia, infectados por covid-19 no Paraná se aproxima de 7 mil. Conforme números divulgados pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), até 3 de setembro já eram 6.999 profissionais infectados, dos quais 5.502 já estão recuperados. O levantamento inclui médicos, enfermeiros, agentes de saúde, profissionais que atuam no ramo administrativo, de transportes, alimentação, laboratório, farmácia entre outros.

A categoria que mais registrou casos foi a enfermagem: 3.080 profissionais tiveram a doença. Médicos é a terceira categoria com mais casos: 435 infectados. O menor número de infecções foi de médicos-veterinários: 13 tiveram a doença no Estado.

Mortes
No Paraná, 65 desses profissionais não resistiram às complicações causadas pela doença e foram a óbito. O maior número de vítimas fatais também foi de enfermeiros: 21. Dez farmacêuticos também perderam a vida, oito médicos e seis dentistas.

O caso mais recente é do médico Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, que atuava no Samu de Guaratuba. Marcos ficou internado três semanas e faleceu no último dia 2, no Hospital do Rocio, em Campo Largo.