Cotidiano

Professores são autorizados a andar armados em distrito escolar do Colorado

34077316_SO - Marcha em janeiro de 2013 em Washington que pede controles sobre armas depois de.jpg

DENVER ? Um distrito escolar do Colorado, nos Estados Unidos, vai permitir que professores e funcionários escolares portem armas nas instituições de ensino. Por 3 votos a 2, o conselho do distrito de Hanover votou para que empregados dos dois colégios do distrito se voluntariem a andarem armados a fim de proteger os 270 alunos de ambos as escolas. Antes de serem liberados, contudo, os funcionários precisariam passar por um treinamento. Links – Armas

Para o membro do conselho Michael Lawson, a proposta não é apenas uma forma de proteger os estudantes de possíveis ataques a tiros em massa, mas também uma proteção contra possível violências relacionadas ao crescente tráfico de drogas nas proximidades, que ele acredita estar relacionado a cartéis estrangeiros. Lawson afirmou ainda que serão necessários meses até que todos os detalhes da medida sejam estabelecidos, e que os funcionários sejam devidamente treinados.

Já o presidente do conselho Mark McPherson advertiu que a comunidade estava dividida sobre a questão. Segundo ele, que é oficial aposentado do Exército, mesmo que os funcionários sejam treinados não seriam capazes de responder de maneira eficaz em meio a um tiroteio. Ele teme o que aconteceria se eles disparassem perto ou até mesmo em direção a uma sala de aula.

? Nossas salas devem ser trancadas e devem ser um ambiente seguro. Temos câmeras e uma equipe muito vigilante ? disse ele, acrescentado: ? Estamos autorizando professores a sacarem armas para matar um ser humano, e não posso apoiar isso.

Além disso, segundo ele, as operações de cultivo de maconha acontecem a cerca de nove quilômetros das escolas, e o envoltimento de cartel não passa de um ?rumor? neste moemento.

Outros distritos escolares em Colorado, assim como no Texas, Oklahoma e Califórnia também têm permitindo que os professores portem armas após o tiroteio em uma escola de Connecticut, em 2012.