Cotidiano

Professores lembram o ?30 de agosto? com protestos

Os colégios estaduais ficaram fechados e à tarde, na sede da APP-Sindicato, os profissionais da educação participaram de uma palestra

Cascavel – Para lembrar os 28 anos do “30 de agosto”, quando professores entraram em confronto com a Polícia Militar em Curitiba, educadores da rede pública estadual de Cascavel fizeram um protesto na manhã de ontem, em frente à prefeitura, a exemplo do que ocorreu em outras cidades paranaenses.

Os colégios estaduais ficaram fechados e à tarde, na sede da APP-Sindicato, os profissionais da educação participaram de uma palestra com o tema “Escola Democrática X Escola Sem Partido”.

Além de relembrar a data, os professores estão mobilizados para discutir as progressões e promoções, prometidas pelo Governo do Estado no fim da greve do ano passado.

De acordo com o presidente da APP-Sindicato, Idalino Pietsch, o dia não é só para lembrar o fato ocorrido em 1988. “É um dia de luta dos professores, um momento de reflexão sobre o que aconteceu lá no passado, mas que perdura há longos anos”.

Conforme o presidente, o governo disse que repassaria aos profissionais a inflação mais 1%, o que não ocorreu. “Não foi dada a progressão, não foi dado o aumento, nada. O que nos foi repassado é que teríamos que escolher entre o aumento os avanços da categoria, mas temos direito aos dois e é o que queremos”.

Segundo ele, desde o início do ano a categoria aguarda um posicionamento do Estado. “Já foram feitas várias reuniões para tentar alguma negociação, mas por enquanto quem nos atende só vai até nós para nos ouvir, sem nenhum tipo de proposta”.

Reunião com o governo

Chamar cerca de 300 remanescentes do concurso público para professores de 2013 e dar andamento aos concursos públicos para contratação de funcionários de escolas (administrativos, merendeiras e zeladores). Essas foram as duas principais definições da reunião de ontem entre o Governo do Estado e a direção do sindicato dos professores da rede pública estadual. A reunião foi realizada no Palácio Iguaçu, com a presença do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e da secretária de Estado da Educação, Ana Seres. O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, e o deputado Professor Lemos lideraram o grupo de representantes do magistério. “Estamos sempre disponíveis para dialogar com os professores”, disse Rossoni.