Cotidiano

Professores estaduais farão paralisação na terça-feira

De acordo com o presidente da APP-Sindicato, Idalino Pietsch, o dia não é só para lembrar o fato ocorrido em 1988

Cascavel – Professores da rede pública estadual de ensino fazem, na terça-feira, dia 30, uma paralisação em alusão aos 28 anos do “30 de agosto”, dia em que houve confronto em Curitiba e que o então governador Alvaro Dias teria dado ordens para que a cavalaria da polícia enfrentasse os educadores.

De acordo com o presidente da APP-Sindicato, Idalino Pietsch, o dia não é só para lembrar o fato ocorrido em 1988. “É um dia de luta dos professores, um momento de reflexão sobre o que aconteceu lá no passado, mas que perdura há longos anos”. Segundo ele, durante assembleia ficou acordado com os professores que nenhuma escola terá aula.

Questionado em relação aos avanços solicitados há meses junto ao Governo do Estado, Idalino disse que desde que houve o acordo de finalização da greve, nada foi feito. “Já foram feitas várias reuniões para tentar alguma negociação, mas por enquanto quem nos atende só vai até nós para nos ouvir, sem nenhum tipo de proposta”.

Conforme o presidente, o Governo disse que repassaria aos profissionais a reposição da inflação mais 1% de aumento real, o que não ocorreu. “Não foi dada a progressão, não foi dado o aumento, nada. O que nos foi repassado é que teríamos que escolher entre o aumento dos avanços da categoria, mas temos direito aos dois e é o que queremos”.