Cotidiano

Professores decidem por greve a partir de 15 de março

Professores e funcionários da rede pública estadual de ensino aprovaram na tarde deste sábado (11), em assembleia realizada em Maringá, greve para a categoria a partir do dia 15 de março.

A proposta inicial era paralisar as atividades já na próxima semana (quarta-feira, dia 15), quando terá início o ano letivo, mas ela foi rejeitada pela maioria dos presentes – cerca de 3 mil professores e servidores.

A greve foi aprovada como protesto contra as medidas de redução da hora-atividade e mudança nos critérios para distribuição das aulas por parte do governo do Estado.

Agora, a ideia é que até o início da greve professores e funcionários promovam mobilizações para pressionar o governo a revogar a resolução 113/2017, que institui as mudanças. Para isso também foi aprovada na assembleia a recepção ao governador e deputados federais em todo Estado, na tentativa de sensibilizá-los também sobre a reforma da previdência.

A APP-Sindicato obteve liminar na Justiça para suspender a redução da hora-atividade, mas o governo recorreu da decisão.