Cotidiano

Professores da Unioeste cruzam os braços hoje

O objetivo da categoria é chamar a atenção para projetos que afetam não só os direitos dos trabalhadores

Cascavel – Professores da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) paralisam as atividades hoje em apoio à mobilização de servidores públicos federais, estaduais e municipais.

O objetivo da categoria é chamar a atenção para projetos que tramitam no Congresso Nacional, o PL 257 e a PEC 241, que afetam não só os direitos dos trabalhadores.

“Além de uma série de medidas que irão suspender concursos públicos e reajustes salariais, áreas como a saúde e a educação, que já são carentes de recursos, poderão ser ainda mais prejudicadas e isso irá refletir em problemas para todos”, afirma o presidente da Aduionoeste (Sindicato de Docentes da Unioeste), Luiz Fernando Reis.

Durante a manhã, professores farão panfletagem na universidade e nos períodos da tarde e da noite será realizado o Seminário PL 257 e a PEC 241: Retirada de Direitos e Desmonte dos Serviços Públicos com o economista Cid Cordeiro.

Represtantes de outros sindicatos foram convidados a apoiar a mobilização em Cascavel.  A categoria da Aduinoeste já aprovou indicativo de greve e uma greve geral não é descartada.

O Projeto de Lei 257 enviado ao Congresso Nacional pela então presidente Dilma Rousseff, hoje afastada de suas funções, foi aprovado na terça-feira passada, 9 de agosto, na Câmara dos Deputados, porém as emendas ao texto ainda serão votadas nesta semana.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados apreciou a admissibilidade da PEC 241. Se aprovada na CCJ poderá tramitar nas demais Comissões e por fim ser encaminhada para apreciação e votação no plenário da Câmara dos Deputados.