Educação

Professores da rede municipal de ensino participam de formação sobre educação empreendedora

Um acordo de cooperação firmado entre a Secretaria de Educação de Marechal Rondon e o SEBRAE, possibilitou hoje (15), a quarta formação continuada para professores de primeiros, segundos e terceiros anos da Rede Municipal de Ensino. O tema deste encontro, que aconteceu no auditório da prefeitura, foi sobre Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ministrado pela orientadora Marta Schumacher.

O JEPP é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social), por meio de atividades lúdicas. O ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

A parceria com o SEBRAE, objetiva desenvolver uma proposta de educação empreendedora para o ensino fundamental, que incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. “A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores”, salienta a secretária de Educação, Marcia da Mota.