Educação

Professora de Língua Portuguesa promove competição de representações gráficas

Estudantes de Toledo e Cascavel participaram; ao todo, mais de 40 trabalhos concorreram, entre charge, cartum, tira e quadrinhos

Isabela Usinger - 1º lugar Toledo
Isabela Usinger - 1º lugar Toledo

Criativa e atual. Assim foi a produção de representações gráficas promovida nas Unidades de Toledo e de Cascavel, da Universidade Paranaense – Unipar. A proposta foi da professora Silvana Valões, na disciplina de Linguagem e Interação, ministrada às turmas de 1ª série.

A docente explica que o conteúdo programático da disciplina envolve o estudo de vários gêneros textuais, pertinentes à escrita acadêmica e também em relação à interação com o mundo. Diante de bons trabalhos, que incluíram charge, cartum, tira e quadrinhos, a ideia foi fazer dessa atividade avaliativa uma competição.

“Esse gênero textual propicia um pensamento crítico sobre o contexto social vivido, pois trabalha com humor e criatividade as questões de nosso cotidiano, fazendo com que reflitamos sobre nossa realidade”, afirma.

Os trabalhos foram avaliados por uma equipe de professores e surpreenderam. Teve representação da pandemia da covid-19, fome, pobreza, machismo, cultura do estupro, devastação ambiental, questões educacionais e isolamento social, dentre outras.

Em Toledo, participaram os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estética e Cosmética, Educação Física, Fisioterapia e Farmácia. Em Cascavel, a competição reuniu alunos dos cursos de Direito, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Biomedicina e Estética e Cosmética.

A acadêmica Isabela Usinger, que conquistou o 1º lugar em Toledo, destaca que a colocação foi inesperada, pois todos os desenhos estavam incríveis. “Eu me inspirei no tema favorito de muitas comédias românticas dos anos 2000, a menina que não se adequa aos padrões de beleza impostos pela sociedade e sente a urgência de mudar toda sua aparência e até personalidade para se adequar e se tornar desejada”.

Os ganhadores levaram um jantar e prêmios da Valente Personalizados, do Botequim da Esquina, da Savannah Concept e da Encantos Papelaria & Presentes.

Confira os trabalhos e os quatro primeiros colocados por Unidade.

Gustavo Geremias, Thais Lanz e João Schuh – 2º lugar Toledo

Letícia Wagner – 3º lugar Toledo
William Pegoraro – 4º lugar Toledo
Augusto Kutcher e Eloísa Paludo – 1º lugar Cascavel

 

Bruno José Branco – 2º lugar Cascavel

 

Maiara Viapiana – 3º lugar Cascavel
Maria Cavalheiro e Dalmo Vanderson Victor Junior – 4º lugar Cascavel