Esportes

Professora de Jennifer Lawrence em 'Jogos Vorazes' perde vaga na Rio-2016

kathuna2.jpg

A americana Kathuna Lorig prometia ser uma das atrações da prova de tiro com arco na Olimpíada do Rio. Com participações em cinco Jogos Olímpicos e medalhista de bronze em 1992, em Barcelona, Kathuna tem ainda em seu currículo o fato de ter sido instrutora da atriz Jennifer Lawrence nos filmes da saga ‘Jogos Vorazes’. A atleta de 42 anos, porém, acabou não conseguindo a classificação para a Rio-2016.

O time americano feminino de tiro com arco perdeu para a Ucrânia nas quartas de final na Copa do Mundo de Antalya, na Turquia, e ficou fora da Olimpíada. Apenas uma atleta, Mackenzie Brown, vencedora da triagem americana, vai competir na Rio-2016.

Kathuna treinou Lawrence para compor Katniss Everdeen, personagem-chave em ‘Jogos Vorazes’ e conhecida por sua habilidade com o arco e as flechas.

khatuna_jennifer.jpg

– Eu queria que ela se parecesse com uma arqueira de verdade. Ela conseguiu. Ela foi melhorando e melhorando, então tive que colocar o alvo um pouco mais longe, senão ela quebraria as flechas – disse Kathuna.

Nascida na Geórgia, Kathuna Lorig conquistou o bronze em 92 competindo pela Comunidade dos Estados Independentes (CEI), formada após a dissolução da União Soviética. Em Atenas-96 e Sydney-2000 ela competiu pela Geórgia. Após se mudar para os EUA, Kathuna se naturalizou e competiu como atleta americana nos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, quando acabou na quarta posição.