Cotidiano

Professor que previu vitória de Trump aposta em impeachment

201610251401247701_RTS.jpgConhecido como “Prediction Professor” (“Professor das previsões”) por acertar resultados de eleições presidenciais nos EUA desde a década de 80 – incluindo a surpreendente vitória de Donald Trump -, o professor de História Allan Lichtman aposta agora no impeachment do magnata. Trump – 17.11

Em participação no programa da jornalista Erin Burnett, na emissora CNN, Lichtman opinou que há uma enorme chance de Trump sofrer um impedimento durante seu mandato. Segundo o professor, que leciona na American University, na capital Washington, a expectativa é que o presidente eleito encontre dificuldades no campo da lei e também no relacionamento com líderes do Partido Republicano – muitos fizeram oposição ao magnata à época das primárias do partido.

– Ao longo da vida, ele (Trump) nunca foi muito cuidadoso com a lei. Ele conduziu de forma ilegal uma instituição de caridade em Nova Yorkl, e fez doações ilegais à campanha através dessa instituição. Ele já quebrou as regras do embargo a Cuba quando isso ainda era crime, e 12 mulheres dizem que foram assediadas por ele – enumerou Lichtman.

Além de eventuais problemas legais, o professor acredita que a maioria obtida pelo republicano nas duas casas legislativas não representará vida tranquila para Trump:

– Os republicanos estão nervosos: ninguém sabe o que ele pensa. Acredito que os republicanos prefiram (o vice-presidente eleito) Mike Pence, que é um republicano muito previsível – avaliou Lichtman.

Veja abaixo um trecho da entrevista de Lichtman:

Professor prevê impeachment de Trump – CNN