Cotidiano

Produção paranaense avança 2,8%

Estado registrou variação positiva de 1,1% no trimestre encerrado em março de 2016

Curitiba – A produção da indústria do Paraná e do Brasil avançou 2,8% e 1,4%, respectivamente, na passagem de fevereiro para março de 2016, de acordo com a PIM-PF (Pesquisa Industrial Mensal Regional – Produção Física), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o resultado, o Estado registrou variação positiva de 1,1% no trimestre encerrado em março de 2016 frente ao nível do mês anterior e interrompeu a trajetória descendente iniciada em junho de 2015.

O principal impacto positivo no Paraná veio do setor de bebidas (23,7%), produtos alimentícios (12,9%) e fabricação de produtos de madeira (2,5%).

Em março de 2016, no confronto com março de 2015, o setor fabril paranaense teve recuo de 6%, frente contração de 11,4% para o Brasil, com retração em 13 dos 15 locais pesquisados. Os setores que afetaram negativamente o desempenho da indústria no Estado foram: fabricação de máquinas, equipamentos e materiais elétricos (-24,4%), impulsionado pela menor produção de fios, cabos e condutores elétricos com capa isolante, refrigeradores ou congeladores, eletroportáteis domésticos e cabos de fibras ópticas e pela menor produção de produtos minerais não-metálicos (-23,5%), devido à redução na produção de cimentos Portland, blocos e tijolos para construção, misturas betuminosas fabricadas com asfalto ou betumes, artigos de porcelana para serviço de mesa ou de cozinha, elementos pré-fabricados para construção civil de cimento ou concreto e massa de concreto preparada para construção.

De janeiro a março de 2016, a indústria do Paraná desacelerou 8,7% no confronto contra igual período do ano anterior, ante redução de 11,7% na produção nacional.