Cotidiano

Produção industrial brasileira avança 0,2% em novembro

RIO – A produção industrial brasileira subiu 0,2% em novembro frente ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Em outubro, a taxa havia caído 1,2% na comparação com setembro.

Indústria

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de 1,1%. A queda registrada na comparação com novembro do ano anterior é a 33º taxa negativa consecutiva nessa comparação, mas a menos intensa desde março de 2014, quando a produção industrial recuou 0,4%. A retração no acumulado nos últimos 12 meses reduziu o ritmo de queda em relação ao registrado na mesma comparação em junho, julho, agosto, setembro e outubro.

A previsão dos analistas ouvidos pela Bloomberg era de alta de 1,6% em relação a outubro e de 0,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. No resultado acumulado nos onze primeiros meses do ano há, no entanto, uma perda de 7,1%. Nos doze meses encerrados em novembro, a queda chega a 7,5%. Pelo resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre do ano, a atividade industrial teve queda de 2,9% em relação ao segundo trimestre, puxada por uma perda de 4,9% da construção e 3,5% da indústria de transformação.
O setor caminha para acumular três anos seguidos de retração, quando consideradas as previsões para 2016. Sob impacto da retração do setor automotivo, a produção da indústria brasileira teve queda de 8,3% no ano passado. Foi o pior desempenho da atual série histórica da pesquisa do IBGE, iniciada em 2003.