Cotidiano

Produção hidropônica ganha força

 

Dois Vizinhos – A produção de frutas, hortaliças e temperos pelos sistemas hidropônico ou semi-hidropônico está ganhando força no sudoeste do Paraná. O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural promove a capacitação de seus técnicos para orientar os produtores que trabalham com esta forma de cultivo, que diminui a contaminação bacteriológica e melhora a produtividade.

Em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a União de Ensino do Sudoeste do Paraná e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, 18 técnicos da Emater foram capacitados, entre 2016 e 2017, para dar respaldo aos agricultores que utilizam o sistema. Eles prestam assistência técnica a cerca de 50 famílias da região.

O gerente regional da Emater de Dois Vizinhos, Valdir Koch, explica que assistência inclui desde a aquisição de materiais para montar as estruturas, as melhores substâncias utilizadas no plantio até informações sobre o mercado consumidor. “Muitos produtores aderiram à atividade sem o conhecimento devido, tendo um alto custo de implantação sem alcançar os resultados esperados. Isso nos levou a treinar os técnicos para melhor orientar os agricultores”, diz.