Cotidiano

Produção de minério de ferro da Vale crescea 1,5% no 3º trimestre

2011121499084.jpg

SÃO PAULO – A Vale, maior produtora global de minério de ferro, informou nesta quinta-feira que sua produção do produto no terceiro trimestre cresceu 1,5% sobre um ano antes, para 92,1 milhões de toneladas, com a força das operações no Sistema Norte mais do que compensando reduções em outras áreas. Na comparação com o segundo trimestre, a produção de minério de ferro da empresa avançou 6,1%.

No sistema Norte, Carajás, a maior mina da Vale, alcançou um recorde de produção de 38,7 milhões de toneladas, o que significou um aumento de 5,9% em relação ao segundo trimestre e aumento de 14,1% ante o mesmo período do ano passado.

?O aumento (em Carajás) deveu-se principalmente à melhor performance operacional de mina e usina, como resultado do retorno positivo de diversas iniciativas de aumento da produtividade da frota de transporte; à melhoria na disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos?, disse a companhia, citando ainda como fator a maior utilização de processamento a seco.

Seguindo sua estratégia de buscar melhores margens, a Vale reduziu ou paralisou algumas operações, incluindo o sistema Centro-Oeste.

No acumulado do ano, a produção de minério de ferro da Vale atingiu 256,46 milhões de toneladas, ligeira queda de 0,4% na comparação com o mesmo período de 2015, a despeito do impacto da ruptura da barragem de Fundão da Samarco, no complexo de Mariana, que afetou suas operações desde o final do ano passado.

A mineradora Vale ainda estimou preliminarmente nesta quinta-feira que sua produção da commodity em 2017 deverá ficar entre 360 milhões e 380 milhões de toneladas. Esse volume projetado, acrescentou a Vale, deverá ser ratificado no Valeday 2016, evento anual da companhia, após a conclusão do planejamento e aprovação pelo seu Conselho de Administração.

Já para 2016, a Vale afirmou que a estimativa é de uma oferta anual no limite inferior da faixa do original de entre 340 milhões e 350 milhões de toneladas.

RECUO EM NÍQUEL

Já a produção de níquel da Vale, uma das maiores produtoras globais da commodity, atingiu 76 mil toneladas no terceiro trimestre, ficando 3,3% abaixo do segundo trimestre, devido principalmente à parada programada de manutenção em Thompson (Canadá) e nas operações da Nova Caledônia, segundo relatório de produção divulgado nesta quinta-feira.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a produção de níquel da Vale cresceu 6,1%, uma vez que no terceiro trimestre de 2015 havia acontecido uma parada programada de manutenção na planta de superfície de Sudbury (Canadá).

A produção das minas de Sudbury alcançou 22,1 mil toneladas no terceiro trimestre, 20,8% acima do mesmo período do ano passado.

Já a produção na Nova Caledônia (VNC) alcançou 7,4 mil toneladas, ficando 12,1% abaixo do segundo trimestre, com impacto de parada de manutenção programada anual, realizada em julho de 2016. Na comparação com o terceiro trimestre, houve alta de 0,8%.