Cotidiano

Produção de energia do lixo vai crescer 167%

A capacidade de produção de energia no aterro sanitário municipal será terá aumento de 167% com a aquisição de dois novos geradores movidos a biogás.

A ER BR – Energias Renováveis foi contratada pelo município e receberá o valor de R$ 414 mil para instalação dos equipamentos no período de um ano.

Nas seis trincheiras onde diariamente são despejadas 250 toneladas de lixo há 16 pontos que succionam o gás para geração da energia que é distribuída à Copel. Isso reduz em até R$ 30 mil os gastos da prefeitura com a iluminação pública.

“Atualmente a capacidade de produção mensal do gerador é de cerca de 30 mil KW/h de energia, mas haverá possibilidade de ampliar em 80 mil KW/h”, afirma o engenheiro da secretaria de Meio Ambiente, Elmo Rowe Junior.

Geradores

Entretanto, até que o sistema para captação de gás seja adaptado e os novos geradores entrem em funcionamento é estimado um prazo de quatro meses.

Recentemente a prefeitura investiu na abertura de mais uma célula para descarte de lixo o que amplia a vida útil do aterro por mais um ano.