Cotidiano

Procuradoria Eleitoral convoca reunião para discutir ameaças à segurança das eleições no Rio

RIO – Os seguidos assassinatos de pré-candidatos na Baixada Fluminense, a influência de milicianos em determinadas regiões da capital e outras ameaças à tranquilidade das eleições municipais deste ano no Rio, estarão na pauta de discussão de uma reunião marcada para a próxima semana. O encontro foi convocado pela Procuradoria Regional Eleitoral do estado e terá a participação da cúpula da segurança pública. Há duas semanas o presidente Michel Temer, atendendo pedido do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou em decreto que as Forças Armadas permaneçam no estado depois da Paralimpíada para garantir segurança nas eleições.

A decisão de convocar representantes da Secretaria de Segurança, incluindo as polícias Civil e Militar, foi tomada pelo procurador regional eleitoral Sidney Madruga e anunciada nesta sexta-feira. Ele revelou que pediu à presença também de policiais federais, lotados na Delegacia de Defesa Institucional (Delist) da Polícia Federal do Rio. Segundo Sidney, o encontro servirá para traçar estratégias conjuntas para a prevenção e repressão de crimes contra candidatos nestas eleições, bem como a garantia do voto livre do eleitor.

Na semana passada, a PF abriu inquérito para apurar uma série de homicídios de pré-candidatos na Baixada Fluminense. O procurador regional eleitoral Sidney Madruga crê que a reunião, a ser agendada para os próximos dias, levará a uma troca de informações não só quanto às situações já detectadas para a eleição municipal de outubro, mas também destinada a um balanço quanto aos atos praticados por grupos criminosos nos períodos eleitorais de 2012 e 2014.

Nos últimos dias, denúncias de abusos contra políticos em campanha chegaram à PRE e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e uma das prioridades do procurador é garantir a lisura e a segurança nas eleições.

? Não basta as eleições serem limpas, elas precisam ser seguras. O Ministério Público Eleitoral quer garantir o acesso do eleitor às urnas e dos candidatos às comunidades. Pedimos a presença das forças federais com o objetivo exclusivo de garantir o equilíbrio, a paz e a segurança de todos nas eleições, e não para cumprir o papel de outras instituições nesse momento ? afirmou Sidney Madruga.

A partir de requerimento da PRE, a Delegacia da Polícia Federal em Nova Iguaçu abriu inquérito para apurar recentes execuções de mais de uma dezena de pré-candidatos e candidatos a cargos eletivos. A motivação política na série de homicídios foi suscitada pela Polícia Civil, o que desencadeou o pedido de investigação na PF, responsável por apurar crimes eleitorais e conexos com ilícitos eleitorais.