Cotidiano

Procuradoria de Nova York abre investigação sobre Fundação Trump

201609131830200451_AFP.jpg

NOVA YORK ? O procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, abriu nesta terça-feira uma investigação sobre a fundação do republicano Donald Trump, a fim de verificar se a organização está seguindo as leis que regem as instituições de caridade, segundo o ?Politico?. A campanha presidencial do magnata está sendo colocada em xeque a respeito de declarações nais quais assegurou que o candidato doou ao longo de sua vida dezenas de milhões de dólares para caridade. Segundo o jornal ?Washington Post?, no entanto, não há provas das doações.

Ao ?Politico?, uma fonte próxima ao assunto confirmou a decisão de Schneiderman, que seria baseada nas ?transações preocupantes que recentemente vieram à tona?. Por meses, o procurador se desentendeu com Trump por conta de um processo judicial por suspeita de fraude contra a Universidade Trump.

? Meu interesse neste assunto está em minha qualidade de regulador das organizações sem fins lucrativos no estado de Nova York. E nós estivemos preocupados sobre a possibilidade da Fundação Trump ter se envolvido em alguma impropriedade deste ponto de vista ? disse Schneiderman à rede CNN.

Sem oferecer detalhes sobre o montante doado, a porta-voz de Trump, Hope Hicks se limitou a dizer que o dinheiro incluía doações da Fundação Donald J. Trump ? uma instituição de caridade que, apesar do nome, tem se sustentado quase totalmente com a verba oriunda de outras pessoas nos últimos anos, de acordo com o ?Post?.

A porta-voz também não forneceu informações sobre quanto teria saído do próprio bolso de Trump.

Entre maio de 2008 até o momento, foi constatada apenas uma doação de menos US$ 10 mil, entre 326 instituições de caridade que têm conexões com Trump ouvidas pelo jornal americano.

Na segunda-feira à tarde, o companheiro de chapa de Trump, Mike Pence, reforçou à CNN que ?qualquer um que conhece Donald Trump e sua carreira sabe que este é um homem que doou dezenas de milhões de dólares para causas beneficentes ao longo de sua vida empresarial?.

Ainda segundo o ?Post?, a Fundação Trump pode ter violado leis fiscais. Em um caso, o magnata fez uma doação política indevida a um grupo de apoio à procuradora-geral da Flórida, Pamela Bondi, na época em que o escritório jurídico analisava alegações de fraude contra a Trump University.