Cotidiano

Procuradores e juízes fazem protesto em Curitiba

CURITIBA – Cerca de 100 juízes e procuradores federais e estaduais se reuniram na tarde desta quinta-feira em frente ao prédio da Justiça Federal, em Curitiba, para protestar contra as modificações feitas pelos deputados no texto original do projeto de lei das 10 medidas de combate à corrupção. Os representantes do Judiciário e do Ministério Público foram unânimes em dizer que o projeto foi “desfigurado” numa atitude “revanchista” dos deputados.

? Nós fomos surpreendidos em uma madrugada com o contrário: em vez de aprovar um projeto anticorrupção, aprovaram um projeto pró-corrupção ? disse o porta-voz do grupo, o vice-presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Nicolau Konkel Jr.

O texto-base do pacote de medidas aprovado pela Câmara incluiu a possibilidade de juízes e promotores responderem por crime de abuso de autoridade. Para os parlamentares, essa medida serve para dizer que “não há privilégios para ninguém”. No ato em Curitiba, a visão dos juízes e promotores é de que a mudança irá apenas “amedrontar” e “enfraquecer” os trabalhos de investigação contra corruptos.

Konkel acredita que essa “revanche” deve ser resultado da pressão sofrida pelos congressistas para não aprovar a anistia ao caixa dois, como chegou a ser cogitado, e também pela iminência da delação premiada da empreiteira Odebrecht, que deve citar políticos e autoridades com foro.

? É simbólico que essas alterações tenham sido aprovadas na madrugada, em um momento em que o país estava em luto ? disse.

O líder da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, compareceu ao ato, mas não falou publicamente. Ontem, o procurador Carlos Fernando Lima disse que a força-tarefa abandonará os trabalhos caso a “proposta de intimidação” de juízes e promotores seja sancionada pelo presidente Michel Temer.