Cotidiano

Procurador pede reforço da Polícia Federal em Campos

RIO ? O procurador regional eleitoral do Rio, Sidney Madruga, encaminhou nesta segunda-feira um ofício ao vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, pedindo reforço da Polícia Federal em Campos, no Norte Fluminense. Segundo Madruga, a cidade vive um clima de insegurança decorrente de denúncias de ameaças a pessoas envolvidas nos desdobramentos da ?Operação Chequinho?, que culminou com a prisão do ex-governador e secretário municipal de Campos, Anthony Garotinho.

? Pedi que a solicitação de reforço fosse encaminhada ao Ministério da Justiça. Há um processo importante em curso, com testemunhas e autoridades que podem sofrer coação. Tudo isso gera insegurança na população ? afirmou o procurador regional.

Madruga também entrou em contato com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), Antônio Boente, para pedir especificamente escolta para o juiz eleitoral de Campos, Glaucenir de Oliveira, que decretou na semana passada a prisão de Garotinho.

Na avaliação da Procuradoria Regional Eleitoral, situações graves estão em curso envolvendo a Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal, os três órgãos ligados à investigação de irregularidades relacionadas ao programa Cheque Cidadão. No ofício ao vice-procurador-geral, é solicitado também que sejam informados aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fatos graves reportados pelo promotor e pelo juiz em Campos. Especificamente a respeito das denúncias do juiz Glaucenir de Oliveira, de tentativas de suborno a pessoas próximas dele, Madruga disse que já foram identificados os envolvidos:

? Não posso afirmar que alguém mandou ameaçar e subornar, mas isso precisa ser investigado. Em relação às denúncias de suborno, já temos os nomes dos quatro envolvidos, mas estamos mantendo em sigilo para não atrapalhar as apurações.

Em outro ofício, enviado à Superintendência da PF no Rio, o procurador regional eleitoral pediu até quarta-feira dois esclarecimentos ao superintendente Mario Semprine: o motivo que levou à busca e apreensão de corregedores da PF na delegacia de Campos (e a razão por que isso ocorreu após a prisão de Garotinho) e o esclarecimento sobre eventual comparecimento do ex-governador na Superintendência da PF-RJ antes de ele ser preso. Se tiver comparecido, Sidney Madruga quer ser informado de quem foi contatado e que providências foram pedidas relacionadas ao delegado que preside o inquérito sobre Garotinho em Campos.