Cotidiano

Procurador não disse frase polêmica que virou meme

201609141656130341.jpgRIO ? Uma frase atribuída ao procurador Deltan Dallagnol, durante a apresentação da denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula, causou polêmica: ?não temos provas, mas temos convicções?. Entre críticas à atuação da força-tarefa da Lava-Jato e muitas piadas, a frase viralizou desde a noite de quarta-feira. Mas ela não foi dita em nenhum momento da apresentação do MPF: é, na verdade, uma junção de trechos de falas de duas pessoas diferentes.

O promotor Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa, afirmou, durante a sua fala inicial, que ?provas são pedaços da realidade, que geram convicção sobre um determinado fato ou hipótese?. Depois, durante a entrevista coletiva realizada após a apresentação, declarou que ?dentro das evidências que nós coletamos, a nossa convicção com base em tudo que nos expusemos é que Lula continuou tendo proeminência nesse esquema?.

Já o procurador Henrique Pozzobon explicou que não há ?provas cabais? de que Lula seja o proprietário do triplex no Guarujá, mas ressaltou que isso faria sentido dentro da acusação de que Lula ocultou a posse do imóvel. Segundo Pozzobon, ?não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário no papel do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário do tríplex, da cobertura em Guarujá é uma forma de ocultação, dissimulação da verdadeira propriedade”.