Cotidiano

Procurador da Lava-Jato diz que defesas políticas contra prisões tentam esconder fatos criminosos

2015 836478866-2015 836401143-2015072795526.jpg_20150727 (2).jpg_20150728.jpg

SÃO PAULO ? O procurador da República Deltan Dallagnoll, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, evitou, na tarde desta quarta-feira, comentar diretamente o habeas corpus a favor do ex-ministro Paulo Bernardo. Presente em um encontro de investidores em São Paulo, ele se limitou a dizer que as prisões preventivas na Lava-Jato respeitaram os parâmetros legais. Sobre a crítica de que as prisões são usadas para coagir investigados, como defendeu publicamente a senadora Gleisi Hoffmann, ele afirmou que as defesas políticas tentam esconder fatos criminosos:

? Quando as justificativas jurídicas não cabem para livrar o acusado, apela-se para o discurso político.

Mais cedo, Deltan disse nesta quarta-feira que uma mudança governo não é o suficiente para acabar com a corrupção no país. Ele também saiu em defesa de uma reforma política e tributária e enfatizou que a força-tarefa da operação continuará a agir ?até onde os fatos nos levarem?.

? Mudança de governo não é caminho nenhum andado contra corrupção. Eu vivo repetindo que, ao longo da nossa história, tivemos sucessivos escândalos de corrupção em diferentes governos. Se não mudarmos as condições que favorecem à corrupção, continuaremos colhendo do mesmo ? afirmou.

O procurador participou de homenagem a membros do Ministério Público e da sociedade civil em São Paulo que coletaram assinaturas para a iniciativa de 10 medidas contra a corrupção e que virou um projeto de lei, atualmente na Câmara dos Deputados. Durante a sessão, ele foi ovacionado e aplaudido de pé pelos cerca de cem presentes.

Dallagnol afirmou que a Operação Lava-Jato quebrou paradigmas ao mostrar que pessoas poderosas também vão para a cadeia e citou a operação Custo Brasil, que levou à prisão o ex-ministro Paulo Bernardo na semana passada, um desdobramento da Lava-Jato, e a Boca Livre, deflagrada nesta terça-feira, que investiga fraudes na Lei Rouanet:

? A Lava-Jato tem se desdobrado o que é bom para a operação e para a sociedade. A nossa expectativa é de que essas operações também possam encontrar uma conjuntura favorável para se desenvolver e dar frutos como a Lava-Jato. Mas nosso sistema é desfuncional, produz injustiças. Se nós queremos Lava-Jatos como regra em todo pais precisamos mudar as regras.

Deltan agradeceu os presentes pela ajuda na coleta de mais de 2 milhões de assinaturas e fez um apelo para que a sociedade civil não fique paralisada diante de injustiças.

? Uma preocupação minha é que com o tempo nos tornemos como médicos que perdem a sensibilidade a sangue. O meu receio é que percamos a capacidade de nos indignar com injustiça. Não podemos fazer isso.

Ele destacou que, no Brasil, as mudanças nunca foram feitas “de baixo para cima” e que, agora que a sociedade vive um momento de empoderamento, precisa se mobilizar para conseguir reforma tributária e política, a qual classificou como “imprescindível”.