Cotidiano

Procura por passaporte na Polícia Federal aumenta 17%

Um dos motivos é o novo formato que passou a valer por dez anos

Cascavel – Com o anúncio da mudança para validade do passaporte, que antes era de cinco agora é de dez anos, a procura pelo documento aumentou consideravelmente na Delegacia da Polícia Federal em Cascavel.

De janeiro até julho deste ano foram emitidos 4.008 passaportes, enquanto no mesmo período do ano passado haviam sido 3.434 documentos, aumento de 17%. Ao longo de 2014 foram emitidos 6.098 documentos e em 2013 foram 5.728.

Segundo o agente da Polícia Federal Leopoldo Bonifácio, um dos motivos que ajudou a alavancar a procura foi a mudança feita no documento recentemente.

“A procura foi maior no início de julho antes da troca do novo passaporte. Durante um período muitas pessoas que já tinham feito a solicitação pagaram o valor antigo e receberam o novo formato do passaporte com validade de dez anos. No geral, podemos observar que a procura se manteve estável apesar do novo preço”, afirma.

Anterior ao dia 10 de julho, o documento custava R$ 157,05 com validade de cinco anos. Após essa data, o passaporte passou a custar R$ 257,25, ou seja, um aumento de 64,8%.

Para o arquiteto Fernando Spinelli, que o emitiu pela primeira vez, a vantagem de o documento ser mais caro é que tem o dobro de tempo de uso.

“Não precisaria do documento agora, mas como estava precisando de um documento com foto e a minha identidade não tinha ficado pronta ainda para fazer uma viagem no país vizinho, dei entrada no passaporte e já vou aproveitar e levá-lo para conhecer a Argentina”, declara.

Quem possui o documento antigo pode usá-lo até a validade. Com a alteração do prazo de validade, o sistema de criptografia dos passaportes teve a segurança reforçada. O passaporte comum continua na cor azul, mas a capa mudou e tem cinco estrelas que representam a constelação do Cruzeiro do Sul e também a inscrição “Passaporte Mercosul” na cor amarela.

Documentos necessários

Para solicitar o passaporte são necessários: RG, CPF, Título de Eleitor com os comprovantes da última votação. Para os homens com idade inferior a 45 anos é necessário apresentar a Carteira de Reservista.

Para menores de 18 anos é exigida a autorização dos pais, além da presença da criança na delegacia. Para solicitar o documento é preciso preencher um formulário que está no site da DPF (Delegacia da Polícia Federal), no ícone requerer passaporte.

Após o preenchimento e pagamento da guia de recolhimento, é feito o agendamento pelo site e em seguida o colhimento dos dados biométricos na delegacia da Polícia Federal mais próxima. Após seis dias úteis o documento fica pronto. Em Cascavel a DPF está na Rua Paraná, 1264, Centro.

(Com informações de Eliane Alexandrino)