Cotidiano

Procura por pacotes de viagens cai 30%

Por outro lado, destinos regionais prometem lotar nestas férias

Foz do Iguaçu – A temporada dos feriados prolongados está chegando ao fim e a hora é de pensar na viagem das férias de fim de ano. Certo? Não! Apesar dos sinais de recuperação da economia, a procura por pacotes nacionais e internacionais caiu cerca de 30% nas agências de viagem da região.

E o maior reflexo tem sido na procura por pacotes internacionais. “Temos observado que a procura pelos Estados Unidos e para a Europa diminuíram bastante. Nos Estados Unidos está mais difícil para conseguir o visto com a política do atual presidente [Donald Trump] e pelo dólar caro, além das ameaças do terrorismo, principalmente depois da morte dos cinco argentinos há algumas semanas. Neste caso, o mesmo ocorre com a Europa. O euro muito caro e a ameaça de terrorismo fizeram esse destino ter pouca procura. Geralmente nesta época as viagens são em família e ninguém quer colocar a sua em perigo”, constatou o gerente de uma das principais agências no oeste Carlos Augusto Cunha.

Segundo ele, as vendas de pacotes, principalmente os promocionais, caminharam bem ao longo do ano, sobretudo até o feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro. “Mas o movimento para dezembro e janeiro está muito menor e olha que para dezembro, até o dia 15, temos pacotes muito bons, com preços em conta. Por R$ 2,5 mil é possível o casal viajar para o Nordeste com passagem aérea saindo de Foz do Iguaçu e hospedagem”, completa.

E até mesmo para o Nordeste brasileiro, o queridinho do brasileiro que adora praia nas férias, está com a procura baixa. A pouco mais de 30 dias para o fim de ano e para o auge das férias de verão o movimento é tímido. “Pode ser também que as pessoas estejam comprando direto nos sites e com as companhias aéreas”, opina.

Trocando o destino

Rosangela Muller vai viajar no começo do ano e as malas estão sendo preparadas com cautela. A regra na família, entre ela, o marido e os dois filhos, é gastar menos para não arrastar uma dívida por meses. Para isso eles estão se planejando há pelo menos meio ano. Reservaram os hotéis para Porto de Galinhas e Recife em um site de compras coletivas e trocaram as passagens por pontos acumulados no cartão de crédito.

Pode parecer espetacular explorar as maravilhas do Nordeste, mas os planos eram mais audaciosos: irem para a Disney, nos Estados Unidos. “Uma soma de fatores nos fez adiar essa viagem. Até esperávamos que o preço do dólar fosse cair, mas não caiu. Aí o visto ficou muito mais burocrático e a morte dos argentinos naquele ataque terrorista nos fez engavetar de vez a ideia pelo menos por dois anos”, revela.

Foz do Iguaçu vai lotar

Por outro lado, destinos mais próximos, aqui na região oeste do Paraná, estão entre os preferidos. Um parque aquático em Itaipulândia espera lotar neste verão. Os principais hóspedes? São de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e do vizinho Paraguai.

E por falar em Foz do Iguaçu, a Terra das Cataratas espera uma ocupação na casa dos 80%, na avaliação do Sindihotéis. A expectativa é chamar, além dos turistas internacionais e de outros cantos do País, quem está na porta de casa. São 176 meios de hospedagem e, juntos, oferecem 27,5 mil leitos. “Foz é uma cidade encantadora, tem de tudo. A beleza das cataratas, a grandiosidade da Itaipu, a culinária da tríplice fronteira, as compras no Paraguai e na Argentina. Para quem não tiver muito tempo nem muito dinheiro para viajar Brasil afora, o convite está lançado para a magia da Terra das Cataratas”, reforça a gerente de uma pequena pousada que já está lotada nos próximos meses Maria de Souza.

Neste ano Foz deverá bater a marca inédita de 1,6 milhão de turistas, recorde absoluto para o Município.

O mesmo deve ocorrer com as praias artificiais no Lago de Itaipu. Incluindo as praias da Costa Oeste, Foz do Iguaçu e o parque temático em Itaipulândia, a expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas passem pela região apenas durante as férias de verão.