Cotidiano

Procura de estudantes por cursinhos preparatórios aumenta 40%

Em uma das instituições, 80% dos alunos são da rede pública

Cascavel – Neste 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, nada como falar sobre a forma como eles estão se preparando para enfrentar um curso superior.

Com a maior proximidade da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcada para os dias 24 e 25 de outubro, instituições que oferecem aulas preparatórias para o exame e também para vestibulares registram uma maior procura pelos cursos desde o mês passado.

Em um dos estabelecimentos de ensino, por exemplo, as aulas iniciaram com 40 estudantes ainda no primeiro quadrimestre do ano e hoje são cerca de 70 pessoas que frequentam o curso, mas, somente do primeiro para o segundo semestre, a procura aumentou de 30% a 40%.

Caso o aluno ingresse nesta época do ano, a instituição retoma o conteúdo ofertado no primeiro semestre. Como um horário alternativo, o estabelecimento oferece aulas de redação e revisão das matérias aos sábados à tarde.

A diretora do colégio, Marlene Dolce, percebe que a cada ano, os alunos se mostram mais preocupados com a nota obtida no Enem.

“Dos nossos 70 alunos, 10 procuram o curso pelo vestibular da Unioeste e os demais dizem que é pelo Enem”, comenta. Na instituição, cerca de 80% dos alunos vêm da rede pública de ensino.

Marlene diz que a procura deve se acentuar no mês que vem e lamenta a data escolhida para realização do exame.

“Há 40 dias do Enem ainda são esperados mais alunos para o cursinho, o que eu não recomendo, pois a preparação para a prova tem de ser feita por um período bem maior. Com a greve da rede pública que ocorreu em seis estados se deveria adiar a data do exame, mas, contrariando o que se esperava, o governo antecipou”. No ano passado, o Enem foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro.

Debandada com a greve

Em outra instituição, a quantidade de alunos que buscam a preparação para o Enem aumentou de 15% a 20% neste ano, se comparado ao ano passado.

“Em 2015, mais universidades estão optando pelo ingresso na instituição por meio do Enem”, lembra a diretora pedagógica Karin Paiva.

A responsável pela instituição notou uma maior procura de alunos da rede estadual de ensino neste ano, de 25% a 30%, sobretudo, por conta de greve que durou 74 dias. A instituição oferece cinco aulas para o Enem durante a tarde de sábados, sendo que uma é para redação.

“Caso o aluno faça a matrícula hoje, aplicamos simulados para ver se ele dará conta de se encaixar, caso não dê, oferecemos aulões ao longo da semana”, relata.

(Com informações de Marcelo Machado)