Cotidiano

Procon RJ pede que Correios esclareça suspensão de serviços na Olimpíada

2016 922911808-2016 905788811-2016 904086530-201604192339100044.jpg_20160419.jpgRIO ? O Procon Estadual abriu uma investigação para apurar os motivos de os Correios terem anunciado suspensões e alterações em seus serviços durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos. Segundo a estatal, entre os dias 28 deste mês e 19 de setembro, estarão suspensas as postagens de Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje para entrega na Região Metropolitana do Rio, e desta região para qualquer destino. Também estarão suspensas a entrega e a coleta domiciliar de encomendas, malotes e cartas registradas nos endereços em torno das arenas e provas de rua no período em que estarão interditados. Além disso, haverá atrasos de até três dias úteis nos prazos de entrega de outros serviços.

No ato de abertura da investigação, o Procon-RJ pede para que os Correios apresentem o plano de contingência para esse período e justifiquem o motivo de a prestação do serviço ser afetada em toda a Região Metropolitana, sendo que a maioria absoluta dos Jogos vão se ocorrer apenas na cidade do Rio.

Os Correios têm 15 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, para prestar os devidos esclarecimentos. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo Setor Jurídico do Procon Estadual, a estatal será autuada.

Procurado pela reportagem, os Correios esclareceram que, ao contrário do que foi informado, não haverá atrasos de até três dias úteis nos prazos de entrega de alguns serviços. O acréscimo de até três dias úteis no prazo de entrega se faz necessário em decorrência do Decreto Rio nº 41867, que estabelece feriados municipais, proibição de acesso e circulação de veículos de carga em algumas regiões na cidade do Rio de Janeiro, e faixas olímpicas dedicadas para circulação de veículos credenciados, entre os dias 28 de julho e 19 de setembro.

?Tais medidas visam a garantir a prestação dos serviços dos Correios aos usuários e estes serão informados sobre a suspensão dos serviços com horário limite de entrega e dos novos prazos no site e nas agências por meio de cartaz e no ato da postagem dos objetos?, completou os Correios em nota.

A empresa informou ainda que, considerando o fato de que o Centro Operacional de Benfica ? onde se dá a chegada da carga de todo o Brasil para triagem e reexpedição para os Centros de Entrega da região metropolitana do Rio de Janeiro ? encontra-se na região de restrição de circulação de veículos de carga, o impacto se refletirá na carga a ser entregue também na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Os Correios ressaltaram que todos os detalhes sobre as ações que os Correios adotarão nesse período de restrição estão no plano de contingência que será apresentado ao Procon-RJ dentro do prazo solicitado.