Cotidiano

Procon Estadual e CDLRio fazem mutirão de renegociação de dívidas

Mtirão - Procon CDLRio.jpgRIO ? Com o fim de ano chegando, o consumidor se prepara para colocar as contas em dia e ir às compras. Pensando nisso, o Procon Estadual e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro ? CDLRio realizam, na próxima sexta-feira, dia 4, mais um grande mutirão de atendimento ao consumidor para a renegociação de dívidas, reunindo 19 empresas de redes varejistas, bancos, operadoras de telefonia e tv a cabo, e concessionárias de serviços públicos. Os descontos podem chegar até a 80%, variando de acordo com cada caso e cada empresa.

Na ocasião, os consumidores também poderão resolver outros problemas ligados às relações de consumo e consultar, gratuitamente, como está a situação de crédito no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O evento acontece das 9h às 17h, no Largo da Carioca.

A expectativa do CDLRio e do Procon Estadual é contribuir para reduzir o nível de endividamento dos consumidores e movimentar a economia, aproveitando a proximidade de importantes datas para o comércio, como a Black Friday, que acontece no dia 25 deste mês, e o Natal. Uma pesquisa do SCPC do CDLRio apontou que, em setembro, o índice de inadimplência no comércio carioca cresceu 2,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, sendo o maior registrado em 15 anos. No mesmo período, as dívidas quitadas diminuíram 2,5%. Diante deste quadro, o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, avalia que o mutirão é uma excelente oportunidade para os consumidores renegociarem suas dívidas diretamente com os credores, com transparência e em condições mais favoráveis.

?O mutirão é uma boa chance para quem quer sair do cadastro de inadimplentes e recuperar o seu crédito?, afirmou Gonçalves, acrescentando que é ?uma ação salutar para as empresas e para o consumidor, principalmente neste momento de crise.?

Participam do mutirão as redes de varejo CNova e Via Varejo (que representam as lojas Extra, Casas Bahia e Ponto Frio e seus sites); as concessionárias de serviços públicos CEG, Ampla e Light; a Cedae; as operadoras de telefonia Claro, Embratel, Nextel, Oi, TIM e Vivo; a operadora de TV por assinatura Net; e os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco do Brasil e Santander.

A coordenadora de Atendimento do Procon, Soraia Panella, explica que, no caso dos bancos, não serão atendidos casos envolvendo dívidas relativas a financiamentos de imóveis e veículos, nem de débitos em geral com atraso de até 60 dias. Ela disse que estes casos podem ser renegociados nas agências dos bancos ou nos postos de atendimento do órgão.

O consumidor que quiser aproveitar o mutirão deve levar documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de residência) e os documentos relativos ao problema que quer resolver, como comprovantes das compras ou contas. Como a maior parte da estrutura de atendimento da sede do Procon estará no mutirão do Largo da Carioca, no dia 4, os consumidores devem evitar ir ao posto localizado na Avenida Rio Branco.

Este é o terceiro mutirão de renegociação de dívidas e conciliação realizado pelo Procon Estadual e pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro neste ano. No último, foram prestados quase 2.500 atendimentos. A ação conjunta é realizada desde 2013.