Cotidiano

Procon dá dicas a pais de alunos em Toledo

Segundo Queiroz outra dica importante é não levar os filhos junto na hora da compra

Toledo – Janeiro é o mês mais esperado pelos estabelecimentos que oferecem materiais escolares. A demanda pelos produtos aumenta devido ao inicio do ano letivo, mas por outro lado isso pode se transformar em dor de cabeça para os pais. O Procon de Toledo dá algumas orientações aos pais para que, além de economizar, evitam gastar a mais do que o previsto e obtenham o melhor custo-benefício na aquisição.

Segundo o coordenador responsável pelo Procon, José Carlos de Queiroz, a principal orientação é a pesquisa. “Sempre orientamos para que os responsáveis façam a pesquisa de preços em vários estabelecimentos. De início, a diferença pode ser de centavos, mas, no fim, esse valor equivale a uma grande diferença”, explicou. Ele pede observação ao selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metodologia, Qualidade e Tecnologia). “Esse selo garante a segurança e garantia do produto, informando que aquela mercadoria não é prejudicial para o aluno”, salientou Queiroz.  

 A nota fiscal também é um direito do consumidor. Além de garantir uma possível troca do produto, em caso de falha de fábricação, também garante retorno de imposto para o município. Segundo ele, a nota deve ser solicitada não somente na compra de materiais escolares, como também de todos os produtos.

Segundo Queiroz outra dica importante é não levar os filhos junto na hora da compra. “Geralmente, as crianças e adolescentes são levados pelo impulso daquilo que viram em propagandas ou referente a marcas e isso no final pode impulsionar a um gasto extremo”.