Cotidiano

Procon Carioca orienta sobre consumo nas festas juninas

RIO – O meses de junho e julho são marcados pelas tradicionais festa de São João. Para que o consumidor participe destes eventos sem problemas, o Procon Carioca orienta sobre os cuidados ao adquirir e consumir produtos típicos destas comemorações.

As comidas típicas das festas juninas são, em geral, preparadas com ingredientes perecíveis. Por isso, fique atento às condições de higiene e o manuseio dos alimentos. Verifique se os alimentos estão adequadamente armazenados e refrigerados.

Se puder, escolha produtos pré-embalados ou industrializados. Eles devem conter em sua embalagem a identificação do fabricante ou importador, prazo de validade, ingredientes, peso e origem. Tudo em português.

Na compra de produtos naturais ou a granel, observe a aparência; se estão protegidos de poeira e insetos e se há informações sobre prazo de validade e procedência.

Ao adquirir roupas típicas, o lojista não é obrigado a trocar as peças por motivo de cor, tamanho ou gosto. A troca é obrigatória apenas em caso de defeito e o prazo de reclamação neste caso, em que se trata de um bem não durável, é de 30 dias.

Quanto à compra de fogos de artifício, pense na sua segurança e não adquira produtos em locais não autorizados, já que é necessário alvará e licença para o funcionamento dos estabelecimentos que comercializam estes produtos. Fique atento às informações sobre as características, qualidade, quantidade, manuseio, faixa etária indicada, transporte, armazenamento e riscos que estes fogos podem causar.

Quanto aos balões, a orientação é clara: não solte-os! Tal atividade representa risco às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente. Soltar balões é considerado crime, sujeito à multa e/ou pena de detenção.

Não esqueça de exigir e sempre guardar a nota fiscal. Ela é sua garantia de ter seus direitos de consumidor assegurados.