Cotidiano

Procon Carioca interdita cozinha de restaurante em Vila Isabel

RIO – O Procon Carioca e a Subprefeitura da Grande Tijuca descartaram 222 quilos de alimentos impróprios ao consumo e interditaram a cozinha do Bar e Restaurante Pinheirão, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Durante a fiscalização, que aconteceu nessa quinta-feira, a Mercearia Tropical, no Grajaú, também foi notificada.

De acordo com o Procon Carioca, além da higiene precária na cozinha do restaurante, onde a lixeira e as janelas eram abertas e os ralos não tinham telas de proteção, os agentes encontraram produtos vencidos desde 2015. Ainda de acordo com o órgão, havia também uma grande quantidade de alimentos armazenados inadequadamente, sem data de fabricação e de validade. Ao todo, foram descartados 183.7 quilos de alimentos e o restaurante foi notificado para apresentar melhorias.

— O Procon Carioca não vai admitir que alguns estabelecimentos tenham seu foco exclusivamente no lucro em prejuízo do direito do consumidor, especialmente, quando se trata da comercialização de alimentos impróprios para o consumo, em flagrante afronta ao direito básico de proteção à vida e a saúde. Portanto, a interdição foi realizada de forma cautelar a fim de evitar um grave acidente de consumo — afirmou Fábio Ferreira, presidente do Instituto.

Na Mercearia Tropical, no Grajaú, os fiscais encontraram alimentos fora dos padrões para comercialização, já que também não tinham informações básicas de identificação. Na cozinha, segundo o Procon, além da sujeira, a geladeira não funcionava corretamente e o certificado de dedetização estava vencido. Foram descartados 38.3 quilos de alimentos e o estabelecimento terá que se adequar às normas.

— As operações irão prosseguir para assegurar o respeito à lei e garantir melhor qualidade de vida à população — informou o subprefeito da Grande Tijuca, Márcio Ribeiro.

Não foram encontradas irregularidades no mercado Rede Ultra, nem na loja Hawaii Sports, na grande Tijuca.