Cotidiano

Procon alerta sobre golpe do empréstimo fácil

Com frequência chegam até o Procon de Medianeira consumidores buscando informações sobre sites e anúncios em jornais que ofertam o empréstimo rápido. Essa é uma modalidade antiga de golpe, mas que sempre faz novas vítimas, pois muitas financeiras ou correspondentes bancários duvidosos continuam oferecendo esse suposto serviço.

Os pretendentes ao crédito ficam iludidos pela oferta do dinheiro rápido e fácil, sem consulta ao SPC, cartório e outros órgãos de proteção ao crédito e na ingenuidade aliada à falta de informações acabam como um alvo fácil.

Segundo Sílvio José Lupschinski, coordenador do Procon de Medianeira, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros que geralmente estão bem abaixo dos praticados no mercado. “No contato inicial sempre são solicitados os documentos para fazer o cadastro e dentro de poucas horas o cadastro é aprovado e alguém da ‘financeira’ entra em contato se identificando com diretor, gerente ou ainda advogado da empresa”.

Na prática, o golpe consiste em solicitar um fiador e na impossibilidade de consegui-lo, o consumidor pode optar pelo seguro fiança que gira em torno de 5% a 10% do valor do empréstimo. Esse valor deve ser pago antecipadamente em forma de depósito e em nome de pessoas físicas. Geralmente são mencionados bancos conhecidos para dar mais veracidade à falsa operação.

“Nenhum banco, financeira ou agente de crédito que sejam idôneos solicitam qualquer tipo de antecipação de valores para conceder empréstimo pessoal. Em caso de dúvidas, orientamos os consumidores para buscarem informações no Procon ou ainda no Banco Central pelo telefone 145”, conclui Silvio.