Cotidiano

Processo de cassação erá proposto semana que vem

Os depoimentos que estavam previstos para ontem foram todos suspensos e serão remarcados para a segunda etapa das investigações

Foz do Iguaçu – Os vereadores Dilto Vitorassi, Edilio Dall’Agnol e Nilton Bobato, integrantes da CPI Pecúlio, decidiram ontem suspender a tomada de depoimentos e concentrar todos os esforços na elaboração do relatório preliminar dos trabalhos já desenvolvidos. A ideia é apresentar as conclusões até a próxima terça-feira, acompanhadas de pedido de instauração de uma Comissão Processante para cassar o prefeito Reni Pereira.

Os depoimentos que estavam previstos para ontem foram todos suspensos e serão remarcados para a segunda etapa das investigações, que deverá começar em poucos dias. “Com a delação premiada de alguns integrantes do suposto esquema de corrupção e com a ratificação do depoimento concedido ao MPF por Aires Silva {ex-diretor de obras}, a comissão entende ter elementos suficientes para emitir o relatório parcial dos trabalhos”, disse Bobato.

A CPI Pecúlio pretende apresentar ao plenário um relatório detalhado das ações para sustentar a tese de instalação da CP. “Possivelmente, estaremos pedindo ao presidente da Casa a convocação dos demais vereadores para, em sessão especial, analisar o relatório que pedirá a instalação da Comissão Processante. Até sexta-feira, estaremos oficializando o rito oficial do relatório, bem como a necessidade desse pedido de convocação extraordinária”, adiantou Dall’Agnol.

A Justiça Federal já liberou a chave de acesso ao inquérito aberto contra Reni, que corre no TRF da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. “Vamos agora cruzar os dados com os depoentes da CPI e da Polícia Federal e relatar os fatos que são pertinentes aos atos colhidos até então. Acreditamos ter elementos suficientes para solicitar o afastamento imediato do gestor público”, destacou Vitorassi.

POR SORTEIO

Caso seja acatado o pedido de instalação de uma Comissão Processante pelo plenário da Câmara, seus membros deverão ser escolhidos por sorteio. Quem assinar o relatório da CPI Pecúlio, no entanto, ficará impedido pelo regimento interno de integrar a nova Comissão.