Cotidiano

Problemas tiram a paz de Rua no bairro universitário 

A Rua Rio da Paz, no Jardim Universitário, em Cascavel, principal acesso de várias propriedades rurais da região sul, está prejudicada neste começo de 2018. Além do asfalto em péssimas condições, o mato encobre montanhas de lixo depositado às margens da rua que dá acesso a área rural do município e ao Rio Cascavel, principal bacia de captação de água da cidade.

O local de mais de 10 quilômetros de extensão é a principal via de acesso de quem precisa chegar aos bairros Universitário, Nova cidade e Santa Felicidade.

Reginaldo Antunes que é morador da área rural e passa todos os dias pela Estrada diz que há muito tempo é feita a reivindicação de instalação de sinalização e câmeras no local. “Estão acabando com a Estrada Rio da Paz e além do asfalto que está em condição precária, é um local de desova de lixo eletrônico e por ser próximo do Rio Cascavel, esse tipo de problema acaba prejudicando o meio ambiente e o acesso dos moradores”, diz.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel, “a limpeza só é realizada mediante denúncias, via 156 e no momento, não foi identificada nenhuma denúncia sobre descarte irregular de lixo na localidade”.

Segundo a secretaria, no momento não há ações de conscientização da população para que evite depositar lixo de forma irregular, mas ressalta que é fundamental o cuidado de todos.

Punições previstas

A punição para quem for pego jogando lixo, tanto na área rural quanto no perímetro urbano de Cascavel, depende da quantidade de material depositado. A legislação municipal prevê que se a quantidade de lixo atingir até 1 litro ou 0,5 metros quadrados serão cobradas três UFMs (Unidades Fiscais do Município). Se ultrapassar esse volume, será cobrado por ocupação em metros quadrados, dez UFMs do município. Cada UFM equivale a R$ 2,10.

Roçada

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que a roçada é realizada conforme a necessidade e com o atual período de chuvas constantes e a Secretaria está tentando manter o cronograma em dia, porém, as equipes precisam aguardar o tempo firmar. A roçada da Rua Rio da Paz está programada para a próxima semana.

Quanto ao recape da via púlbica, até o fechamento da edição, a reportagem não recebeu a resposta da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Clique aqui e assista o vídeo.