Cotidiano

Problemas de nascimento acontecem em 6% das gestações com zika

Zika-US Births

CHICAGO ? Cerca de 6% das mulheres nos Estados Unidos que foram infectadas com o vírus zika durante a gravidez tiveram fetos ou bebês com problemas de nascimento, disseram pesquisadores norte-americanos nesta quarta-feira.

Das 442 mulheres num registro norte-americano de zika que completaram a gravidez, 26 bebês delas tiveram um ou mais problemas de nascimento possivelmente ligado à infecção durante a gestação, de acordo com o estudo publicado no periódico ?Journal of the American Medical Association?.

Um total de 18 fetos ou bebês tiveram microcefalia, a má-formação craniana. Antes considerada uma infecção leve transmitida por mosquito, o zika tem sido associado com milhares de casos de problemas de nascimento no Brasil e em outros países.

Os problemas de nascimento ocorreram entre fetos e bebês de gestantes dos EUA que foram expostas ao zika em lugares onde o vírus estava se alastrando, relataram pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano.

Thomas Frieden, diretor do centro, afirmou que o estudo é importante porque mostra que o índice de microcefalia e outros problemas de formação fetal em bebês nascidos de mulheres nos EUA é similar ao índice estimado de infecções no Brasil.

?O zika representa um risco real durante a gravidez, mas especialmente no primeiro trimestre. É importante que mulheres grávidas não viajem para áreas onde o zika esteja se alastrando?, declarou Frieden em comunicado.