Política

Problema de férias

Uma questão muito presente nas rotinas familiares chegou a Câmara de Vereadores de Cascavel está semana. O vereador Policial Madril (PMB) apresentou uma indicação para que a cidade mantenha um sistema de plantão na Educação Infantil, uma demanda apresentada para o legislador por pais que enfrentam dificuldades para encaixar as férias escolares e o trabalho.

Ao apresentar a indicação que foi encaminhada ao Poder Executivo, Madril argumentou que em muitas cidades o sistema de plantão existe e que pode ser uma saída para aliviar a dificuldade enfrentada pelas famílias em períodos de férias. “Creio que podemos utilizar os casos de sucesso de outras cidades e implantar em Cascavel para que essa dificuldade seja superada”, afirmou.

Madril acredita que mesmo um projeto articulado por outras pastas do governo, como esporte e cultura, por exemplo, poderia servir de opção e retaguarda para os pais que não possuem opção para deixar seus filhos em segurança.

Contestado

O presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Cascavel, Amilton Benedito Peletti, declarou que a entidade é contraria a indicação. A justificativa é o que orienta a s Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). “Temos leis claras com relação ao calendário escolar e a garantia de direitos e rotinas de alunos e professores, inclusive da Educação Infantil”, relata.

Esforço e Realidade

A secretária de Educação, Márcia Baldini, afirma que existe a compreensão que muitas famílias encontram dificuldades em períodos de férias. “O atendimento considera o que está previsto na a LDB, que regulamenta a quantidade de 200 dias letivos no ano, e também na Lei do Plano de Carreira dos Professores, que prevê a garantia de 45 dias de férias coletivas”, lembra.

Márcia chama atenção para uma realidade importante. “É preciso também considerar a necessidade de descanso da criança e o quão importante é o tempo com a família”, considera. Com relação à sugestão de parcerias com outras Secretarias de modo a realizar algum projeto do tipo colônia de férias, a secretária entende que seria uma iniciativa interessante se fosse pensada para crianças maiores, mas quando se trada de crianças de zero a cinco anos os cuidados necessários são muito maiores.