Cotidiano

Prisão de Cabral não afeta PMDB, diz Temer

62734732_Brazil%27s President Michel Temer delivers a speech during the South Cone Ministerial Mee.jpg

BRASÍLIA – Depois da prisão do correligionário Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, o presidente Michel Temer declarou que o PMDB seguirá com “papel relevante” para o país. Temer disse ainda confiar em seu auxiliar Moreira Franco (Programa de Parcerias de Investimentos), que também governou o estado. Em menos de 24 horas, dois ex-governadores fluminenses foram presos: Anthony Garotinho e Cabral.

Michel Temer, que presidiu o PMDB por mais de 15 anos, pediu que a legenda seja analisada no contexto de “todas as suas ações em relação ao país”, e ressaltou que o partido tem mais de dois milhões de filiados. As declarações foram feitas por meio do porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.

“O Partido continuará a cumprir seu papel relevante para a história brasileira”, disse o presidente. A prisão de Cabral já não é isolada entre os quadros do PMDB: no mês passado, Eduardo Cunha foi detido.

Temer garantiu que Moreira Franco, secretário do PPI e um de seus auxiliares, tem sua confiança. Moreira governou o Rio por um mandato, na virada da década de 1980 para 1990. Nesta quarta-feira e quinta-feira, foram presos dois ex-governadores fluminenses: Anthony Garotinho e Sérgio Cabral.

Garotinho, governador de 1999 a 2002, foi alvo da Operação Chequinho, que investiga compra de votos durante a eleição em Campos (RJ). Já Cabral, que governou o estado de 2007 a 2014, foi preso no âmbito da Operação Lava-Jato, sob a acusação de ter desviado R$ 224 milhões dos cofres públicos em conluio com empreiteiras.

As prisões acontecem no momento em que o governo fluminense tenta aprovar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) um duro pacote de ajuste fiscal. Nesta quarta-feira, manifestantes derrubaram grades de proteção da Alerj e houve confronto com a polícia.

Michel Temer repetiu a frase padrão de quando é questionado sobre a Lava-Jato: diz que “não há interferência” na operação.