Cotidiano

Príncipe herdeiro pede tempo antes de ser proclamado rei da Tailândia

201610131024304564_AFP.jpg

BANGCOC ? O príncipe herdeiro da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, de 63 anos, pediu um tempo antes de ser proclamado o novo rei do país. O pedido veio algumas horas após o anúncio da morte do seu pai, o rei Bhumibol Adulyadej, nesta quinta-feira. O monarca de 88 anos foi o mais longevo do mundo e ocupou o trono por 70 anos. E, agora, deverá ser sucedido pelo filho.

Com a saúde já debilitada, Bhumibol, de 88 anos, passou a maior parte dos últimos seis anos no hospital Siriraj, em Bangcoc.

“Ele morreu às 15h52 (05h52 de Brasília) no hospital Siriraj pacificamente”, informou a Casa Real em um comunicado, sem dar detalhes sobre as causas da morte.

Bhumibol foi visto pela última vez em público em janeiro, quando passou várias horas visitando seu palácio, na capital tailandesa.

THAILAND-KING_-G7M2V180M.1.jpgSua morte, após uma longa doença, encerra um notável reinado de sete décadas e deixa órfã uma população dividida, que agora fica sem sua imponente e rara figura de unidade.

Na quarta-feira, o palácio havia publicado um boletim médico inquietante, aumentando os temores após um dia de especulações, que já haviam levado os tailandeses a se reunir diante do hospital.

Segundo o boletim, o rei já estava respirando por aparelhos e “sob terapia de substituição renal”, além de sofrer de “uma nova infecção”.

Vestidos de rosa e amarelo, as cores da monarquia, mais de 500 fiéis budistas foram ao hospital para depositar flores e acender incensos. Posteriormente, rezaram ajoelhados. Alguns carregavam retratos do rei enquanto mantinham a cabeça baixa e faziam as orações.

UM ANO DE LUTO

O governo tailandês decretou um ano de luto pela morte de Bhumibol. Ele subiu ao trono em 9 de junho de 1946 e era visto como uma força de unidade.

Após a sua morte, aumentam as preocupações de que as tensões políticas que racharam a Tailândia na última década poderiam piorar.

Para a maioria dos 68 milhões de habitantes do país, o rei era um pilar de estabilidade em um tempo de rápidas mudanças. A Tailândia abraçou a industrialização durante o seu reinado, mas também viu a sua democracia parlamentar ser sacudida por 10 golpes militares, o mais recente em maio de 2014.

O país enfrenta uma divisão há anos entre os monarquistas e os partidários do ex-primeiro-ministro exilado Thaksin Shinawatra, deposto em um golpe em 2006.

THAILAND-KING-G7M2V17UH.1.jpg