Cotidiano

Principal opositora de Duterte é presa por acusação de tráfico de drogas

PHILIPPINES-RIGHTS-CRIME-DUTERTE-DELIMAMANILA ? A principal opositora da campanha contra a drogas do presidente filipino Rodrigo Duterte foi detida nesta sexta-feira por acusações de tráfico de drogas o que, segundo ela, tem como objetivo silenciá-la. Minutos antes de ser presa por polícia, Leila disse aos jornalistas que é inocente e se comprometeu a continuar lutando contra o ?assassino em série sociopata?. Duterte_2402

? É uma honra ser detida por aquilo que luto. Por favor, rezem por mim ? disse Leila, de 57 anos, em seu gabinete no Senado, onde tinha procurado refúgio temporário durante a noite. ? Não vão ser capazes de me silenciar e de me impedir de lutar pela verdade e justiça e contra as matanças diárias e repressão do regime de Duterte.

Na semana passada, Leila foi acusada de três crimes de tráfico de droga. O mandado de prisão foi emitido na quinta-feira. Caso seja condenada, pode passar o resto da vida na prisão.

leila.jpgLeila ainda gravou um vídeo, antes de ser detida, em que apela aos filipinos para mostrarem coragem e se oporem à campanha antidrogas do presidente, que já causou a morte de mais de 6.500 pessoas desde que ele tomou posse, há oito meses.

?Não há dúvida de que o nosso presidente é um homicida e um assassino em série sociopata?, disse no vídeo que publicou no Facebook.

A senadora, antiga comissária para os direitos humanos, também afirmou que a sua detenção foi um ato de vingança pelos seus esforços de mais de uma década para expor Duterte como líder de esquadrões da morte durante o período em que foi presidente da câmara da cidade de Davao. Em agosto, Duterte acusou pela primeira vez Leila de administrar uma rede de tráfico de droga dentro da maior prisão do país, quando era secretária da Justiça do governo anterior.

? Vou ter de destruí-la em público ? afirmou Duterte na época.