Esportes

Principais estádios do Paraná precisam adequar seus campos

A uniformização deixará os campos com 105 metros de comprimento por 68m de largura

Cascavel – Conhecida como “Projeto Gramados”, a padronização do tamanho dos campos dos estádios das equipes que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro foi anunciada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Essa uniformização, que deixará os campos com 105 metros de comprimento por 68m de largura, foi uma das principais reivindicações feitas pelos participantes do Seminário de Treinadores da Série A, realizado pela CBF antes do Brasileirão 2015. As alterações, com apoio técnico e instrumental da CBF, começaram neste mês – de agosto a novembro do ano passado, foram feitas vistorias para levantar as necessidades de ajustes topográficos.

No Paraná, apenas quatro equipes devem se adequar à nova norma: Atlético, Coritiba, Londrina e Paraná Clube. De acordo com engenheiro Reginaldo Cordeiro, um dos vice-presidentes da Federação Paranaense de Futebol e reconhecido por sua atuação na vistoria e liberação de laudos técnicos para os estádios paranaenses, as mudanças são pequenas, mas necessárias, para os estádios Couto Pereira e Vila Capanema, que iniciaram o ano com 109mx72m e 110mx70m, respectivamente.

Já o Estádio do Café terá as dimensões adequadas à exigência da CBF, que segue o padrão da Fifa, além da troca do gramado, que já está sendo feita. O Tubarão mandou seus jogos até 2015 num campo de 105mx72m.

Também passa por mudanças a Arena da Baixada, que recebe grama sintética no lugar da natural. E a área de jogo vai seguir justamente o modelo CBF, que já havia sido implementado para a Copa do Mundo de 2014.

Cascavel e Toledo

No interior do Estado, outras cidades que têm estádios com capacidade para receber jogos das Séries A ou B do Campeonato Brasileiro são Cascavel, Toledo, Maringá e Paranavaí, mas nem todos atendem as novas exigências da CBF. Em Cascavel, o Estádio Olímpico passa por remodelação que inclui o campo com grama do tipo e das novas dimensões exigidas.

Em Toledo, o Estádio 14 de Dezembro já possui dimensões de 105mx68m, enquanto no Estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí, as medidas são 105mx73m. Já Maringá terá ainda mais dificuldade se quiser se adequar para receber jogos de equipes das duas principais divisões do País, pois o campo do Estádio Willie Davids tem comprimento de 102m, o máximo para que o gramado não invada a pista de atletismo, palco das principais competições da modalidade no Estado e considerada uma das melhores do Paraná.