Esportes

Primeiros clássicos na Copa

A Copa do Mundo Rússia 2018 terá um dia partidas decisivas nesta sexta-feira, com confronto entre os principais concorrentes às vagas nas oitavas de final pelos grupos A e B. Pela chave B, Portugal e Espanha medem forças às 15h (de Brasília) no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi.

Campeã mundial há oito anos e da Europa em 2008 e 2012, a seleção espanhola chega para a competição deste ano em evidência pela saída do técnico Julen Lopetegui – e a chegada de Fernando Hierro – às vésperas da estreia e também por não perder há quase dois anos. A última derrota foi na Eurocopa 2016, vencida justamente por Portugal.

O último revés da Espanha foi para a Itália, em 26 de junho daquele ano. Desde então, realizou 20 partidas, com 14 vitórias e seis empates. Na reta final de preparação para a Copa, derrotou a Tunísia (1 a 0) e empatou com a Suíça (1 a 1).

 

CR7 + 10

Já a seleção portuguesa está em situação mais tranquila, tanto extracampo quando dentro das quatro linhas. Isso muito se deve ao fato de seu astro chegar, o atacante Cristiano Ronaldo, estar em excelente forma física, diferentemente do que ocorreu no Mundial de 2014, no Brasil. Na reta final de preparação para a Rússia 2018, Portugal fez três jogos: empate, em casa e sem Cristiano Ronaldo, com a Tunísia (2 a 2), empate sem gols na Bélgica e vitória em casa sobre a Argélia (3 a 0), que não está no Mundial.

 

Salah x Suárez

Definitivamente, a Copa do Mundo 2018 começa a ganhar cara de competição a partir desta sexta-feira. A partir de agora serão ao menos três jogos por dia pela competição. Além do clássico Portugal x Espanha, destaque hoje também para o duelo entre Egito e Uruguai, que fecha a 1ª rodada do Grupo A. O jogo está marcado para as 9h (de Brasília), em Ecaterimburgo, e opõe os dois favoritos a avançar de fase pela chave, que foi aberta com a impressionante goleada da Rússia sobre a Arábia Saudita, por 5 a 0.

Copeira (está em 13ª edição) e bicampeã (1930 e 1950), a seleção uruguaia deve ter a última oportunidade de título com os veteranos Luís Suárez e Edinson Cavani, de 31 anos cada, e o técnico Óscar Tabárez, de 71 anos. Juntos, eles foram semifinalistas em 2010 e caíram nas oitavas em 2014.

No jogo de hoje, destaque para o duelo individuais entre a dupla ofensiva da Celeste contra a dupla formada por Mohamed Elneny/Mohamed Salah, jogadores em alta na seleção do Egito, que disputa sua terceira Copa, após as edições de 1934 e 1998. Na temporada, Salah fez 32 gols com a camisa do Liverpool e Suárez fez 25 pelo Barcelona. Destaque também o goleiro egípcio Essam El-Hadary, que aos 45 anos se tornará o jogador mais velho a atuar em Copas.

 

Pequenos argentinos estreiam contra gigantes estreantes da Islândia

Atual vice-campeã, a Argentina estreia na Copa do Mundo Rússia 2018 diante da estreante Islândia, que às 10h (de Brasília) deste sábado fará sua primeira partida na história da competição.

“Para nós, é o maior jogo de nossas vidas. Nosso primeiro jogo na história da Copa do Mundo, o maior torneio de todos”, disse Gislason, atacante de 30 anos que defende o SV Sandhausen, na segunda divisão do Campeonato Alemão.

“Queremos continuar fazendo história, simplesmente. Tudo bem se os outros times nos subestimam, isso nos beneficia”, engrossou o discurso o meia Arnor Traustason, de 25 anos e jogador do Malmö, da Suécia.

Favorita, a seleção argentina focou os treinos pré-estreia na movimentação de sua defesa, principalmente em jogadas de bola parada, com o objetivo de neutralizar o ataque da Islândia.

O técnico Jorge Sampaoli pretende minimizar os riscos das jogadas de bola parada, principalmente levando em conta que a seleção argentina tem uma das menores média de altura (1,79m) entre as seleções da Copa, acima apenas de Portugal, Japão, Peru e Arábia Saudita, enquanto a Islândia esta entre as equipes mais altas (1,84m), só atrás de Bélgica, Sérvia, Alemanha, Suécia, Dinamarca e Croácia.

 

Que Alemanha?

A Alemanha inicia a defesa do título da Copa do Mundo neste domingo, às 12h (de Brasília), contra a seleção do México. Azarões, os mexicanos não temem a seleção de Joaquim Löw. Pelo menos é esse o pensando deixado transparecer pelo zagueiro Carlos Salcedo: “O Osorio (Juan Carlos, treinador) nos disse que só há três jogadores capazes de fazer os gols que mudam ou definem um jogo. E nenhum deles joga com a Alemanha. Nem Messi, nem Neymar, nem Cristiano Ronaldo. A Alemanha não é invencível, é um time de respeito. E nós temos respeito, mas eles não têm nenhum desses jogadores”, disse Salcedo. Há um ano, na Copa das Confederações, a Alemanha, com um time alternativo, goleou o México por 4 a 1, na semifinal, e depois terminou campeã do torneio.