Cotidiano

Primeiro voo comerical entre EUA e Cuba, em 55 anos, aterrisa na ilha

61196266_Ground crew hold US and Cuban flags near a recently landed JetBlue aeroplane the first.jpg

SANTA CLARA – O primeiro voo comercial entre os Estados Unidos e Cuba em mais de meio século pousou na cidade cubana de Santa Clara na manhã desta quarta-feira (31/08), reestabelecendo o serviço aéreo regular entre os dois países, relação que foi cortada no auge da Guerra Fria.

Assim que o avião da JetBlue, que saiu da cidade de Fort Lauderdale, na Flórida, tocou o chão, passageiros e presentes aplaudiram. Os ocupantes eram executivos de companhias aéreas, funcionários do governo dos EUA e jornalistas, acompanhados por famílias cubano-americanos e viajantes dos EUA.

BV_Cuba

O voo abre uma nova era nas relações entre Cuba e os EUA. A partir de agora, cerca de 300 voos por semana acontece entre as duas nações. O embargo comercial já durava 55 anos, proibindo os cidadãos norte-americanos de visitar a ilha a turismo.

“Ver as companhias aéreas americanas desembarcarem rotineiramente ao redor da ilha irá criar um senso de abertura, integração e normalidade que tem um enorme impacto psicológico”, disse Richard Feinberg, autor do novo livro “Open for Business: Construindo a Nova Economia cubana”.

O reinício das viagens comerciais entre os dois países é um dos passos mais importantes nesses últimos dois anos, quando começou a política de normalização através do presidente Barack Obama.

Os historiadores discordam sobre a data exata do último voo comercial, mas parece ter sido depois que Cuba proibiu os voos provenientes dos EUA durante a Crise dos Mísseis, em outubro 1962. O secretário de Estado, John Kerry, disse no Twitter que o último vôo comercial foi em 1961.

“Este é um dos exemplos para restaurar as relações diplomáticas com Cuba”, disse o secretário de Transportes dos EUA, Anthony Foxx.

“É um passo positivo e concreto para o processo de melhoria das relações entre os dois países”, afirmou o vice-ministro dos Transportes de Cuba, Eduardo Rodriguez.

Neta Rodriguez, que nasceu em Havana, mas que mora no Sul da Flórida, fez o check-in para visitar sua filha e netos em Santa Clara e Havana. Mais do que a natureza histórica do vôo, ela disse que apreciou o preço de US$ 200 e a possibilidade de reservar on-line em vez de visitar um escritório, como fazia anteriormente.

As viagens entre EUA a Cuba devem triplicar este ano, atingindo 300 mil visitantes americanos, que chegam ao país desde 2014.

As rotas para Havana deve incluir voos saindo de Atlanta, Nova York, Los Angeles e Houston, entre outros.