Cotidiano

Primeiro-ministro japonês não irá a Brasília

Shinzo Abe.jpg

RIO ? O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, frustrou as expectativas do entorno do presidente interino Michel Temer e decidiu não fazer uma visita a Brasília após a passagem pelo Rio. A informação da equipe de
Abe, transmitida ao governo brasileiro, é que ele retorna ao Japão ainda neste domingo. O Itamaraty confirmou que o primeiro-ministro não fará uma visita a Temer na capital federal.

A autoridade japonesa roubou a cena na cerimônia de encerramento, durante a apresentação de Tóquio,próxima cidade-sede da Olimpíada, em 2020. Ele apareceu fantasiado de Mario Bros, personagem de videogame mundialmente conhecido. A brincadeira simulada é que o primeiro-ministro chegara ao Rio como Mario Bros, pelos subterrâneos e encanamentos da Terra.

Temer, por sua vez, não compareceu à cerimônia, para evitar vaias como as que aconteceram na abertura. O presidente foi representado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não foi anunciado em momento algum.

Temer enviou uma carta ao primeiro-ministro japonês. A carta foi entregue por Maia, na recepção no prédio do Itamaraty no Rio.