Cotidiano

Primeiro emplacamento tem queda de 19%

Cascavel – As dificuldades de um ano marcado pela crise política e econômica refletiram na venda de veículos zero quilômetro também em Cascavel.

De acordo com dados do Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná), o número de emplacamentos em 2016 teve queda de 19% em comparação com o ano anterior.

De janeiro a dezembro foram emplacados pela primeira vez 4.872 veículos. Já no mesmo período de 2015 o número chegou a 6.008. Considerando a saída de novos automóveis na cidade, a queda chega a 16%, já que os primeiros emplacamentos passaram de 2.970 em 2015 a 2.199 no último ano.

Uma das concessionárias de veículos novos e seminovos na cidade sentiu impacto um pouco menor. “Em comparação a 2015 houve uma queda de 10% nas vendas”, afirma o gerente comercial Adilson Antonio da Silva.

Para este ano, a expectativa é de um cenário diferente, com base na projeção do mercado automobilístico e novidade em veículos.

“O mercado em geral deve crescer 5%, mas com a nossa marca projetamos aumento de 10% em 2017. Nossa aposta é pelo lançamento de três novos modelos no mercado que devem trazer um volume maior nas vendas”, explica o gerente comercial. Os dois veículos devem ser apresentados em março e os demais lançamentos estão previstos para os meses de abril e junho. “O lançamento de junho será um veículo de entrada, concorrente de outro no mercado, e esperamos um bom volume de vendas”, ressalta Silva.

Em relação às motocicletas, houve um pequeno acréscimo. De janeiro a dezembro de 2015, 698 novas motos foram emplacadas e no ano passado, 702.