Cotidiano

Primeiro contato entre Coreia do Norte e EUA pós-Trump é cancelado

64897458_TOPSHOT - This photo taken on February 13 2017 shows people in Pyongyang watching a public.jpgRIO – Os planos para o primeiro contato entre a Coréia do Norte e os Estados Unidos depois que o presidente Donald Trump tomou posse foram cancelados depois que o Departamento de Estado dos EUA negou um visto para o principal enviado de Pyongyang, informou o jornal “Wall Street Journal” neste sábado . Links Coreia do Norte – EUA
As conversas entre o primeiro ministro da Coreia do Norte, Choe Son Hui, e funcionários norte-americanos foram agendadas para os dias 1 e 2 de março em Nova York, mas foram canceladas depois que Choe teve o visto negado.
Não ficou claro o que levou o Departamento de Estado a negar o visto, mas testes com um míssil balístico pela Coreia do Norte em 12 de fevereiro e o assassinato do meio irmão de Kim Jong-un podem ter tido um papel.
Para autoridades sul-coreanas e americanas, agentes norte-coreanos assassinaram Kim Jong-nam, o meio-irmão de Kim Jong-un, em 13 de fevereiro.
Um funcionário sul-coreano do Ministério das Relações Exteriores se recusou a comentar o planejamento da reunião cancelada em Nova York, dizendo que o possível encontro não envolveu o governo dos EUA ou da Coréia do Sul. A Embaixada dos EUA em Seul não fez comentários.
A reunião em Nova York teria sido a primeira vez que um enviado sênior da Coréia do Norte visitaria os Estados Unidos desde 2011, e o primeiro contato entre representantes norte-coreanos e norte-americanos desde que Trump assumiu o cargo.
Choe, diretor-geral de assuntos norte-americanos no Ministério de Relações Exteriores, já havia encontrado ex-funcionários e acadêmicos do Ocidente ? a última vez em novembro, em Genebra, para discussões informais.
Trump disse em entrevista à Reuters na quinta-feira que estava preocupado com os testes de mísseis balísticos da Coréia do Norte, que configurariam “uma situação muito perigosa”. Trump não descartou encontrar Kim em algum momento no futuro sob certas circunstâncias, mas sugeriu que poderia ser tarde demais.